quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Horta em casa

Minha mãe sempre teve muitas plantas. Muitas mesmo, dezenas, centenas de plantas e vasos. Eu sempre as vi com um pouco de intolerância, como um problema e trabalho na certa. Quando me mudei, estava certa que não queria NENHUMA planta em casa...

Esta decisão se manteve firme até irmos a um horto na esquina de casa, logo no primeiro mês de casamento. Minha promessa não valeu de nada, quando vi aquelas mudinhas lindas. Bem verdinhas, pequeninas. Algumas com frutos outras com flores coloridas... Compramos uma pimenteira e uma ixoria. Ficamos bem felizes. Mas como nada é perfeito e como não ficamos contentes com pouco, compramos uma jardineira! Pois é, os desejos aumentam não é mesmo? Vimos que tivemos sucesso com as duas plantinhas iniciais, então topamos um desafio maior: fazer uma horta em casa.

Então compramos uma jardineira, terra, adubo e mudas: alecrim, manjericão e hortelã. Quando chegamos em casa, parecíamos crianças: na jardineira despejamos parte da terra, plantamos as mudas e jogamos mais um pouco de terra. Simples assim:


 Na varanda lá de casa bate o sol da manhã, então não ficamos preocupados com a resistência das plantas, mas caso no seu espaço bata sol da tarde, pesquise quais os tipos de plantas são mais indicadas!
  
Com o passar do tempo, ficamos mais ousados: começamos a plantar sementes! E assim estamos até hoje. Lá em casa nós ainda temos o alecrim, hortelã e manjericão com algumas plantinhas novas como arruda, acerola e pitanga. Tudo bem que ainda são mudinhas, mas estamos curtindo cada folhinha nova. É um milagre: de uma semente, surgir uma planta!

Para começar não precisa muito, apenas um vasinho (atentem pois ele tem que ter um furo em baixo para o excesso de água escorrer), um pouquinho e terra e uma semente. Regue uma vez ao dia em dias quentes e em dias alternados em dias mais frios. Dê uma chance de ter uma plantinha perto de você. Comece com um caroço de feijão, de tomate, pimentão... para você ver o crescimento da plantinha. Depois veja quais ervas você mais gosta e vá comprando mudas e distribuindo pela sua varanda o amor!

Estou colocando aqui algumas idéias de horta para você se inspirar e pelo menos tentar!





 
Brisa.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sorvete de tapioca

Para driblar o calor que está fazendo no Rio de Janeiro, procuro ter uma alimentação leve, beber muito líquido e tomar sorvete! Esta idéia de fazer sorvete em casa surgiu em um dia de extremo calor e preguiça de ir ao mercado comprar um pote de sorvete... É muito simples fazer, difícil é parar de comer!



Eu fiz da mesma maneira que o manjar de tapioca. Depois que este creme esfriar, reserve umas três colheres e bata o restante no liquidificador. Eu adicionei ameixa, mas fica a seu gosto, ok? Bata por uns 3 minutos. Misture com o creme reservado e leve para o congelador por uns 30 minutos. Após este tempo, bata esta mistura na batedeira por uns 5 minutos. Leve para o congelador novamente. Repita este processo por umas 3 vezes. Isso fará com que não se formem cristais de gelo dentro do sorvete.


Aí, é só se deliciar. Como este sorvete caseiro não possui emulsificante, é preciso que você o retire de 10 a 15 minutos antes de consumi-lo.

Depois me conta o que achou. Eu tenho que fazer mais, o lá de casa acabou rapidinho!

Brisa.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Happy Hour - 1906

Lá em casa, tenho uma mesinha que faço de bar. Tem algumas bebidas como vodka, whisky, vinho e as minhas cervejas. Fico olhando para elas, pensando qual será a próxima vítima. Normalmente eu tenho duas cervejas, coloco uma para gelar e a outra fica para uma próxima vez. Mas com esta foi diferente.

Coloquei as duas para gelar e não resisti a tentação de toma-lás. Muito gostoso! Para falar a verdade foi um fim de noite de sexta perfeito: cerveja + belisquete + video game com o maridão. Quer coisa melhor?


Deixa eu apresentar para vocês esta delícia: 1906. Ela é uma cerveja de cor mais escura que a pilsen normal. Ela tem uma cor amadeirada, podendo ser chamada de âmbar. Tem uma espuma cremosa porém não muito duraroura. Ela não é tão aromática. O seu teor alcóolico é um pouco maior que as outras, então a sensação de relaxamento chegará rapidinho! Ela tem um amargor mais presente que as anteriormente apresentadas. Bem saborosa.



Você já provou? O que achou? Tomaria duas...?




Brisa.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Rolinho de pastel

Esta receita eu vi na Internet em diversos sites, então não posso dar o mérito a quem de direito. Há receitas que se multiplicam como um viral e acabam sem 'dono', né?

Para acompanhar umas bebidinhas, nada melhor que uns belisquetes né? Esta entradinha é super gostosa e o recheio é bem versátil. Eu vou sugerir um recheio, mas você pode variar conforme a sua imaginação, ok?

Rolinho de pastel:
Ingredientes
- 1 pedaço de massa de pastel em rolo (eu fiz com um pedaço do tamanho de uma folha A4);
- 100g queijo minas cortado em cubos;
- 1/2 cebola cortada em pequenos pedaços;
- 100g de peito de peru cortado em pedaços pequenos;
- Orégano.

Modo de preparo
Primeira coisa: acenda o forno em temperatura média (200ºC). Faça o recheio misturando o queijo, a cebola, o orégano e o peito de peru. Abra a massa sobre a sua bancada e distribua o recheio. Com a ajuda do próprio plástico que envolve a massa, vá dobrando-a como um rocambole. Ao final, transfira este rolinho para uma assadeira forrada com papel alumínio ou papel manteiga. Pincele manteiga por cima e leve ao forno por 10 minutos.


Não deixe a massa no forno até ela dourar, se não a massa ficará dura. Mesmo ela estando ainda branquinha, tire-a do forno, e corte-a em rodelas... a parte de baixo estará dourada com certeza, então é só servir com este lado virado para cima. Sirva com uma bebida bem gelada!



Fica muito bom! Depois me conta.

Brisa.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ressaca


O carnaval chegou ao fim. Depois de muito samba enredo, alegria, fantasia e folia... voltamos a nossa rotina normal! Muitos dizem que o ano só começa depois do carnaval... Feliz fim de folia... Feliz ano novo!

Brisa.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Macarrão com atum

Quem me deu a dica deste macarrão foi a minha sogra. Na verdade, foi o meu maridão, que sempre elogiava este macarrão. A receita original que ela me ensinou, vai molho vermelho e branco. Eu fiz algumas adaptações, e cada vez faço de uma maneira diferente. Este é um prato bem versátil! Você pode montar a sua maneira: massa, molho e temperos... essa é apenas uma sugestão!

Vamos lá?



Macarrão com atum (2 pessoas)
Ingredientes:
- 1/2 pacote de massa talharim caseira - Renata;
- 1 lata de atum ralado no óleo;
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
- 1 copo de leite;
- 1 colher de manteiga/
- 1/2 cebola picada;
- muçarela.

Modo de preparo:
Para a massa: utilize uma panela média ou grande, coloque água e sal até mais ou menos metade da panela ou em uma altura que você calcule que dê para emergir a massa. Quando a água começar a ferver, coloque a massa e mexa com o grafo por 1 minuto para ela se soltar. Então, deixe cozinhar pelo tempo proposto na embalagem Eu deixo por volta de 6 a 7 minutos. Quando estiver bom, escorra a água e arrume a massa em uma travessa que possa ir ao fogo.

Para o molho: Tenho que confessar que eu achava que molho branco era dificílimo de fazer, mas é moleza! Utilize o fogo baixo, sempre! Em uma panela, coloque a manteiga e em seguida a cebola. Quando ela estiver transparente, jogue aos poucos a farinha de trigo e mexa até que ela incorpore totalmente com a manteiga e a cebola. Acrescente o leite aos poucos, e não pare de mexer. Vá vendo o ponto que você deseja que o creme tenha: mais ralo ou mais cremoso, você ajusta essa textura na quantidade de leite. Se for do seu gosto acrescente noz moscada ralada. Depois de uns 2 minutos o molho estará pronto. Acerte o sal e regue o macarrão. Coloque o atum sobre o creme e salpique a muçarela (ralada ou cortada em pequenos pedaços). Leve ao forno para dourar.


 
 Para este prato eu faço o macarrão e o molho ao mesmo tempo. Enquanto o macarrão está cozinhando eu faço o molho. É super rapidinho. Em 15 minutos você está colocando no forno.



Sirva e delicie-se!

Brisa.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Guacamole

Eu gosto bastante de comida mexicana. Aqui no Rio ela já foi novidade. Quando eu ia nesses bares, normalmente me limitava a tortilhas, nachos e alguns aperitivos de feijão... mas eu resistia ao guacamole. Não sei se pela cor, ou mesmo por nunca ter comido alguma receita salgada que levasse abacate.

Mas tomei coragem e resolvi provar. Fiz em casa mesmo! Do creme de abacate que fiz, tinha sobrado a outra metade do abacate. Então me perguntei: por que não?... E não me arrependi! Fica delicioso! O abacate serviu como uma ótima base e o seu sabor não ficou nem um pouco exagerado, fez uma partilha justa e deliciosa com os outros temperos que usei.

Na ocasião eu servi o guacamole com uns biscoitos temperados da Piraquê, o Pizzaquê. E uma cervejinha bem gelada fechou com chave de ouro este 'lanchinho'... :). Esta porção é pequena, ok?



Guacamole
Ingredientes:
-1/2 abacate amassado;
- 1 colher de manteiga;
- 1/2 cebola picada;
- 4 tomates cereja cortados ao meio;
- Ervas secas e sal a gosto.

Modo de preparo:
Leve ao fogo em uma frigideira antiaderente a manteiga. Quando ela amolecer, coloque a cebola e espere ela ficar transparente. Acrescente o tomate e vá mexendo delicadamente até ele soltar a sua polpa e descolar da sua casca. Então é hora de acrescentar a polpa amassada do abacate e as ervas secas. Vá misturando o abacate ao refogado calmamente. Utilize fogo médio ou baixo para isso. O abacate é muito delicado para se utilizar fogo alto. Ao final, acerte o sal... regue com um pouquinho de azeite e sirva. Fica uma delíciosa.



Brisa.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Happy Hour - Eisenbahn Pilsen

A prática é bem diferente da teoria, né? Acho que já falei aqui, mas vou repetir o quanto este blog está aumentando o meu campo de conhecimento! Apesar de ser um aparente blog de culinária, receita ou gastronomia (chamem como quiserem, não ligo para rótulos), na verdade, ele tem se mostrado um grande professor! Aprendo muito em como me comunicar, como escrever, como fotografar... e busco mais e mais informações para oferecer aqui.

                                

 
Seguindo esta linha e como boa apreciadora de cerveja, estou estudando mais sobre o assunto. Leio muito sobre o tema, e uma coisa que ainda me intriga é a diferença entre o lúpulo e o malte na cerveja. Artigos na internet explicam como degustar, o que perceber, mas na prática é que são elas. O meu intuito aqui não é dissecar a cerveja, mas apenas mostrar quais estou provando, se o meu paladar aprova ou não. Este não é nenhum paper técnico sobre o assunto, é mais uma indicação e bate papo sobre o assunto.


Bem, voltando a cerveja, desta vez eu apresentarei para vocês a Eisenbahn Pilsen. Eu comprei esta cerveja no mercado, por uma bagatela de menos de R$10,00. Ela tem um tom lindamente amarelo - dourado e uma espuma deliciosa. A espuma não se manteve por muito tempo no copo, agora não sei se por causa da temperatura que servi ou pela sua característica. Ela é deliciosamente amarga... ótima para acompanhar uma tábua de frios com direito a salame, salsichas e queijos. Ela não possui alto teor alcóolico, mas na primeira garrafa, você sente aquela relaxada boa...Adorei!


No site Brejas ela está acima da média, dentre as pilsen.

Dêem uma olhada no site da Eisenbahn, é bem bacana.

Quando vocês provarem, vocês me falem ok? E quando eu aprender de vez a diferença entre malte e lúpulo eu conto, ok?

Brisa.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Creme de abacate

Uma fruta que adoro, desde menina, é o abacate. A sua textura aveludada, o seu gosto marcante o seu verde encantador sempre me fez escolher por ele na lista de vitaminas! É, porque eu tenho uma lista das minhas vitaminas favoritas; ou shakes que é um nome mais moderno. Adoro: banana com aveia e maçã, abacate com leite, mamão com laranja, morango com leite e gelatina... hoje em dia eu acrescento também alguns farelos como aveia, linhaça, germen de trigo... essas delícias naturais.

Aproveitando que aqui em casa temos um fã clube do abacate, e que comprei uma especiaria nova; fiz esta receita com o pretexto de utilizar ambos. É a história de juntar o útil ao agradável. Este moedor eu comprei no supermercado Zona Sul. Eu já tenho o de pimenta, e agora comprei este. Adorei a ideia de ter um moedor, ainda mais com o caramelo e abaunilha (neste caso) dentro. Então, é só tirar a tampa e girar!!! Muito prático. Desta marca tem de sal marinho, ervas, pimenta e mix de pimentas,, mostarda e caramelo e baunilha.

                                                   

Voltando ao creme de abacate, eu não fiz grandes quantidades para não ficar mofando na geladeira e perder o sabor.

Creme de abacate (rendeu 5 tacinhas)
Ingredientes:
- 1/2 abacate;
- 3 colheres de sopa de açúcar;
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó;
-1/2 caixa de creme de leite.

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes no processador e bata até a mistura ficar homogênea. A quantidade de açúcar e chocolate não é fixa. Você pode alterar conforme o seu paladar. Como eu gosto do sabor do abacate, eu não uso tanto chocolate, mas fica a seu critério, ok? E finalizei o doce com o caramelo e baunilha. Coloque para gelar e delicie-se! Depois me contem o que acharam, ok?




Brisa.

Pasta de cenoura e hortelã





Estou renovando o meu estoque de receitas. Saí da procura de novidades nos blogs tradicionais e me aventurei por livros e sites antes pouco vistos. Estou revisando receitas antigas, escritas por minha mãe; livros de receitas da minha vó; comprando livros de chef contemporâneos e estudando! Combinações de sabores, texturas e cores. Estou amando! 

A receita de pastinha que vou passar para você é super fácil de fazer! Ea teve base em um desses livros antigos. Fica uma delícia com torradas, pãozinho cortado bem fininho ou mesmo biscoito. Combinou muito com a cerveja deliciosamente gelada que tomei! Vamos lá?

Pasta de cenoura e hortelã
Ingredientes:
- 2 cenouras médias cozidas;
- 10 folhas de hortelã;
- 1 colher de sobremesa de curry;
- 2 colheres de sopa de creme de ricota;
- Sal a gosto.

Modo de preparo:
Para cozinhar as cenouras eu usei o microondas. Retirei a casca, cortei-as ao meio, coloquei-as em um prato e depois no microondas. Programei 2 minutos. Elas cozinharam, ficaram um pouco murchas, mas não tem problemas! Coloquei-as no processador junto com os outros ingredientes. Bati por um pouco mais de 2 minutos e por último eu acertei o sal. Caso deseje, acrescente azeite ao final. 



Quase nem deu tempo para tirar a foto! Acreditam?? 

Eu utilizei creme de ricota na receita. Ainda não fiz com requeijão, creme de leite ou maionese. Este creme de ricota é uma delícia para fazer pastinhas, base de molhos, acompanhamento de pães... Recomendo! Tem a versão comum e a versão light. Ele tem essa carinha: 
         
                                                           
Brisa.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Quiabo com frango ou frango com quiabo


Esta última semana foi realmente muito corrida para mim. A última coisa que consegui fazer foi cozinhar, não que eu não quisesse, mas eu não tinha tempo mesmo! E sabem que eu senti falta? As demandas externas são tão intensas que muitas vezes nos tiram do nosso melhor estado e nos impregnam de uma emergência que nem mesmo sabemos se é importante para nós, mas o furacão dos problemas é tão envolvente que acabamos mergulhando de cabeça. Mas desta vez eu sai revigorada e mais forte. Pois os desafios e problemas estão aí para serem atrevessados e para nos tornar mais fortes.

Eu tinha passado no mercado no início da semana para comprar umas coisas básicas e vi o quiabo. Ele estava super fresco, verde e suculento, então compra-lo foi um impulso. Depois pensei: nunca fiz quiabo?! E a baba?! Farei da forma tradicional?! E se eu não gostar?! Enfim, topei o desafio de fazer o tradicional frango com quiabo. Pesquisei várias receitas, várias dicas, várias formas de fazer e cheguei no meu parâmetro. Parqa variar, rápido e fácil!

Para temperar o frango, usei uma especiaria nova: açafrão. Vocês conhecem, já usaram? Ele tem uma cor amarelo-ouro e também é conhecido como cúrcuma. Ele é muito usado em risotos e em arroz. O seu tom amarelo é bem intregnador. Onde você utiliza-lo o cor amarela irá sobressair. Não é tão forte quando o curry mas moderação na hora de usar.



Frango com quiabo - 2 pessoas
Ingredientes:
- 300g de quiabo;
- 1/2 peito de frango;
- Vinagre;
- temperos para o frango (molho inglês, açafrão,hortelã sal);
- Sal a gosto.


Modo de preparo:
A primeira coisa a se fazer é temperar o frango. Para isso eu usei duas colheres de sopa molho inglês, uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa (mais ou menos cheia) de açafrão, umas 5 folhas de hortelã e acertei o sal, eu botei um pouquinho mais salgado para contrastar com o quiabo que eu usei o mínimo de sal. Então, preparada a marinada, eu cortei o frango em cubos pequenos (não mínimos) e misturei. Deixei descansar por 30 min na geladeira. Quanto ao quiabo: eu o lavei bem em água corrente. Peguei um pote em que misturei água e vinagre (eu coloquei umas 3 colheres de sopa para uma vasilha de 400ml de água). Todas as receitas que vi, indicavam esses procedimento, então eu estou repassando! Corte o quiabo em fatias finas e passe-o na mistura de água e vinagre. Se 'babar' literalmente não se preocupe! Coloque a chapa ou uma frigideira antiaderente no fogo e quando ela estiver bem quente, escorra o quiabo da solução e coloque-o na chapa. Verifique se todos estão em contato com a panela. Acerto o fogo, médio. Espere por volta de 5 a 10 minutos e as rodelas de quiabo começarão a mudar de cor. Passarão de um tom verde para um amarelo caramelado. Quando isso acontecer, a 'baba' já deve ter secado, vire as fatias do quiabo para que cozinhem do outro lado. Quando você perceber que ele está dourado, desligue o fogo e salpique sal. O quiabo ficará crocante... delícia!


Marinada frango

Quiabo em rodelas na solução de água com vinagre

 
Quiabo pronto

Para o frango você faz o seguinte: coloque uma panela ou chapa para esquentar e depois adicione os pedaços de frango para dourar. Lembra do açafrão? Se você utiliza-lo, o frango ficará deliciosamente amarelo e não branquinho com tons de dourado! Vire os pedaços assim que achar que estão prontos. Quando o frango estiver pronto, adicione a marinada em que o frango estava e coloque um pouco de água para o molho encorpar.




Pronto! Agora fica a seu critério, misturar os dois ou não. Eu preferi misturar no prato! Depois me digam o que acharam, ok?

Brisa.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Pastinha de batata e ovos

Esta receita é antiga lá em casa. Quando eu era pequena, íamos passar férias em Rio das Ostras na casa da tia Maria. Tia, um beijo!

Era uma loucura: meus pais, tios e tias, primos para todos os lados. Uma festa só! Talvez nem era tão bom para os adultos que ficavam com a parte chata da coisa, mas para as crianças era uma diversão. Adorava ler gibis com meus primos, ir na praia e construir castelos de areia, tomar picolé, andar de biclicleta... que coisa gostosa!

Fazíamos tudo juntos: passeios, refeições, lanches... Era cachorro quente, milho cozido (Hoje em dia alguém ainda come espiga de milho cozido em casa? Quer dizer, vocês já comeram milho cozido em casa? Hoje é difícil achar espiga verde para cozinhar, acreditam? É uma delícia!), e a pastinha de batata! Que eu faço até hoje. Todo mundo adora!!!

Ela pode ser servida com torrada, no pão, em legumes grelhados como abobrinha, berinjela... Ou mesmo comer pura. Caso o seu palar permita, você pode adicionar ervas secas, requeijão, creme de ricota, parmesão, o que quiser! Mas cuidado para a pasta não virar um purê de batatas!



Pasta de batatas e ovos
Aqui eu uso uma batata por pessoa, e para cada batata um ovo, ok? Então os ingredientes são:
- 2 batatas médias,
- 2 ovos,
- Salsinha fresca e picada;
- Azeite a gosto;
- Sal a gosto.

Modo de preparo:
Coloque as batatas e os ovos para cozinhar em água salgada. Quando a batata estiver macia, escorra e coloque em uma vasilha junto com o ovo cozido. Amasse os dois juntos e vá regando com azeite, até virar um creme. Junte a salsinha e acerte o sal. Quanto mais você amassar, mais aveluldado a pasta ficará. Arrume em uma travessa e coloque mais azeite. E sirva!



É muito bom!

Brisa.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Happy hour - Therezópolis Gold

Cumprindo a difícil promessa de postar comentários sobre a cerveja, me aventurarei em mais esse. A boa do dia é a Therezópolis Gold. Não pense em torcer o nariz achando que esta é uma cervejinha qualquer. Ela tem o seu valor!
Ela é bem fácil de achar em mercados, mas em bares sua presença ainda não impera. Talvez em bares e restaurantes fora da região metropolitana do Rio de Janeiro, seja mais fácil encontra-la.


O blog tem sido um exercício constante de aprendizado para mim. Cada dia aprendo uma coisa nova: design, combinação de cores, HTML, e editar fotos. Pois é, agora cada foto que posto no blog é levemente editada. Um corte aqui, uma alteração de luz ali, acerta a sobra, o tom... Com esta foto, também não foi diferente. Por que estou falando isso? Pois eu tinha a opção de excluir a minha tulipa favorita, mas não o fiz.

Na verdade, não tenho tulipa favorita, eu tenho um time favorito: Sim, sou botafoguense. De coração e de geração! Minha família é botafoguense: pai, primos e marido! Não tem como fugir, temos tulipa, adesivo, agendinha, chinelo, camisas do Botafogo. Simplesmente adoramos colecionar pequenas coisas, inclusive a tulipa! O copo não é o melhor do mundo, mas é do Botafogo. Lá em casa eu só tomo cerveja  nele!!! Então, provavelmente ele aparecerá em mais fotos!


Amor declarado ao clube, voltemos à cerveja. A Theresópolis Gold é uma cerveja típicamente pilsen: dourada, transparente e levemente amarga. Ela tem um aroma bem gostoso e um paladar suave, mas não tão aguada como outras do mercado. O seu paladar é bem agradável com um gosto de malte bem suave. Não é uma cerveja que cria muita espuma, e quando a tem é de curta duração. Ela é uma boa opção para tomar durante um bate-papo regado a salgadinhos e belisquetes!

Neste dia, tomei a cerveja acompanhada de fatias de pão com parmesão e iscas de carne aceboladas... Rapidinho de fazer e simplesmente delicioso!


Bem, é uma opção para a cervejinha para o dia a dia. E vocês já provaram? E o que acharam?

Brisa.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Sugestões de saladas

Estava navegando no site do GNT e vi estas sugestões de saladas.

Gostaria de compartilhar com todos. As idéias são ótimas, com combinações entre verduras, legumes e frutas.

Espero que gostem!










Bom apetite!

Brisa.

Vagem cozida

Quer um acompanhamento para uma proteína e não sabe o que fazer? Que tal vagem cozida ao molho de tomates reduzido com ervas finas?

Cozinhe a vagem, cortada apenas nas pontas, no vapor ou em água salgada com sal. Enquanto isso, em uma panela, refogue a cebola até ficar transparente. Adicione 1/2 xícara de molho de tomate e a metade da quantidade de água. Adicione ervas secas e o sal e deixe ferver por uns 10 a 15 minutos. Ficará um molho consistente e cheiroso.

Atente para a vagem, para ela não cozinhar demais e ficar molenga. Por volta de 5 minutos na água quente ela já fica boa! Passe pela água fria para parar o cozimento. A vagem estando pronta, arrume-a no prato, com o molho ao lado. Depois é só complementar... e deliciar-se! A vagem fica crocante, deliciosa.


Brisa.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Escondidinho de batata baroa com carne moída

Vocês já comeram batata-baroa? Ela também é conhecida como madioquinha. É um tubérculo delicioso, muito semelhante a batata inglesa e ao inhame, porém com um sabor marcante e uma cor que parece ouro!

Quando bate um friozonho gostoso, eu sempre fico na dúvida entre fazer um creme, uma massa ou um escondidinho... adivinhem o que eu fiz?! Pois é, o escondidinho é um prato típico brasileiro e super versátil. Sua massa pode ser feita com batata, inhame, abóbora, purê de legumes, mandioca e o recheio poder ser feito de centenas de formas: com legumes, carnes, queijo e várias outras combinações.

E tem quela coisa: esse tipo de comidinha sempre agrada a todos, né? Pode ver em restaurante nordestino a quantidade de gente que come escondidinho. Está no sangue do brasileiro, seja no restaurante mais sofisticado ou na pensão, sempre haverá um escondidinho delicioso! Esse prato não tem errada, qualquer combinação que for feita dará certo!

Voltando à vacas frias, quer dizer a batata baroa, ela é muito fácil de preparar, basta descasca-la e coloca-la para cozinhar na água salgada ou no microondas. Então vamos começar?

Esconidinho de batata baroa com carne moída (2 pessoas)
Ingredientes:
Massa:
- 3 batatas baroas grandes;
- sal a gosto;
- 2 colheres de creme de leite (opcional)

Recheio:
Eu fiz conforme esta receita. Só não coloquei tomates.

Modo de preparo:
Pré aqueça o forno. Primeiro eu cozinhei a batata no microondas e a amassei até formar um creme. Eu não coloquei creme de leite, fica a seu critério. Eu adoro o sabor da batata, e com o creme ele fica bem mais suave, então eu não uso. Salgue a seu gosto.


A carne eu fiz da mesma maneira que já postei aqui. A montagem é simples: primeiro a carne, depois o creme de batata. Eu joguei um tiquinho de queijo ralado por cima e coloquei no forno por uns 10 minutos.



Fica muito bom, muito, muito bom!!!


Deliciem-se! Depois me contem o que acharam.

Brisa.