Ai que saudades desse espaço aqui! Eu não estava passando por um bom momento na cozinha. Não estava acertando com as receitas; errava a mão nos temperos, no tempo de cozimento... E não é justo postar aqui receitas que não deram certo, né? Por mais que ficassem bonitas, não é justo o sabor não condizer com a verdade... Enfim, voltei! Consegui alinha novamente corpo e vontade e mais que isso a mão para cozinhar!!!
Essa panqueca foi uma adaptação que fiz de um livro lindo que a minha sogra me emprestou. Na verdade, a panqueca era de espinafre com recheio de trutas, mas como eu não tinha nem um nem outro fiz essa panqueca deliciosa de cenoura com recheio de abobrinha, tomates e ervas finas. Recomendo!
Fora a diversão de fazer panquecas!
Panqueca de cenoura (2 pessoas - rendem 6 panquecas)
Ingredientes:
Massa:
1 cenoura cozida;
100g de farinha de trigo + 25 g de aveia em flocos;
450 ml de leite;
1 ovo;
1 pitada generosa de noz moscada (sugestão);
1 pitada de açafrão (sugestão).
Recheio:
Azeite;
1 cebola
1 abobrinha grande;
2 tomates grandes;
ervas secas: manjericão, orégano e manjerona;
Modo de Preparo:
Sugiro que primeiro você faça o recheio. Pois é um pouquinho mais demorado, e quando você for manuseá-lo para montar a panqueca, ele já estará frio!
Recheio: Corte a cebola, a abobrinha e os tomates e pequenos cubos. Aqueça uma panela e coloque para dourar o azeite e a cebola. Quando elas estiverem transparentes, adicione a abobrinha e os tomates. A medida que a abobrinha for cozinhando, ela soltará uma água que ajudará no cozimento dos tomates. Adicione uma pitadas das ervas finas assim que você perceber que a abobrinha está cozida, mas ainda com água. Prove o sal e deixe a panela no fogo até a água secar.
Massa: Cozinhe a cenoura. Eu a coloquei no microondas por 8 minutos. No liquidificador, coloque a cenoura, a farinha, o leite, o ovo a noz moscada e o açafrão. Bata por uns 2 minutos e verifique o sal.
Eu usei uma frigideira de uns 25 cm de diâmetro. Pinguei uma gota de azeite ou óleo no centro da frigideira e espalhei com um papel toalha. Coloquei no fogo, e quando ela estava bem quente, despejei uma quantidade de massa suficiente para cobrir o fundo da frigideira. É importante você espalhar bem a massa (fazendo movimentos de círculo) para que o disco fique com uma mesma espessura. A massa demora cerca de 1 minuto para dourar de um lado. Para virar, eu solto a panqueca da frigideira com uma espátula, e viro com o auxílio de uma escumadeira. Tem gente que usa outra frigideira, prato, disco, enfim: o importante é virar a panqueca!
Repita o processo de passar óleo a cada panqueca ou quando sentir necessidade.
As panquecas estando prontas, é hora de rechea-las!
Pré aqueça o forno e separe um recipiente (forma, travessa, etc). Divida o recheio entre as panquecas, enrole-as e arrume-as em um refratário. Com uma colher, espalhe molho de tomates pronto sobre as panquecas, polvilhe queijo ralado ou mussarela e leve para o forno para dourar!
Delícia!
Brisa.
Mmmm que delicia! Bem mediterraneo esse recheio!!!
ResponderExcluirVou provar... assim faço "il marito" comer um pouco de legumes. Valeu a dica.
Brisa,
ResponderExcluirNão resisti e já acessi logo o seu blog!
Essa receita da panqueca de cenoura com certeza será feita essa semana aqui em casa.
Parabéns pelo blog!
Carolina.