Ultimamente, tempo livre durante a semana tem sido artigo raro na minha rotina. Mas às vezes, é assim mesmo né? A semana fica corrida, alguns assuntos e compromissos se atropelam e é inevitável priorizar... e cozinhar não tem sido uma prioridade.
Se eu disser que não estou cozinhando, é mentira. Mas não tenho feito pratos elaborados, com muitas etapas e muitos ingredientes. Por mais que cozinhar me faça relaxar, o pós cozinha acaba me deixando bem cansada. Arrumar as panelas, lavar a louça do cozimento, os pratos, arrumar o fogão, os alimentos que sobraram... realmente são atividades que me desanimam depois de um dia longo de trabalho e compromissos. Muitas vezes, o sanduíche me seduz!
Então, estou fazendo comidas bem simples: legumes refogados ou no vapor. Saladas de folhas com massa. Deixo o arroz pronto na geladeira e quando chego a noite, é só fazer o acompanhamento, que muitas vezes comemos como prato principal.
Este bacalhau segue o mesmo ritmo da simplicidade. Super fácil e rápido de fazer. O mais demorado foi dessalgá-lo. Mas colocando-o de molho em água muito gelada e adicionando ainda mais gelo, o sal sai bem rapidinho.
Bacalhau com alho poró (2 pessoas)
Ingredientes:
- 300g de lascas de bacalhau;
- 1 alho poró;
- 1 brócolis
- Ovos cozidos.
Modo de preparo:
O primeiro de tudo é dessalgar o bacalhau. Eu comprei o bacalhau em forma de lascas por ser mais fácil de manusear. Hoje em dia, alguns mercados não vendem bacalhau em lascas, o que se vende é peixe tipo bacalhau em lascas. Então, cuidado onde você vai comprar!
Dessalgar é moleza. Um dia antes, lave bem o bacalhau para tirar a camada externa de sal. Coloque o bacalhau em uma vasilha e cubra-o com água gelada. Adicione gelo. Quanto mais gelada a água, melhor. Troque a água algumas vezes, a partir da terceira vez, prove se o bacalhau está dessalgado ou não. Aí é questão de paladar, ok?
Bacalhau pronto, voltemos ao preparo.
Coloque-o em uma panela, cubra-o com água e leve-o ao fogo para cozinhar. Coisa de 10 minutos após ferver a água... rapidinho. Escorra a água e reserve o peixe. Enquanto o bacalhau está no fogo, corte em rodelas o alho poró e coloque para cozinhar os ramos em brócolis. Eu cozinhei no vapor, e na panelinha de baixo, com a água, eu coloquei 3 ovos para cozinhar. Após 15 minutos, aproximadamente você já tem prontos: o bacalhau, o brócolis e os ovos.
Coloque os brócolis em uma travessa, tire as cascas dos ovos.
Em um frigideira funda, regue azeite e adicione as rodelas do alho poró. Quando o alho poró murchar adicione o bacalhau. Misture com cuidado, pois as lascas de bacalhau vão se soltando quanto menos delicado você manuseá-las. Prove o sal, acredito que você precisará adicionar. Mas vá do seu gosto, ok?. Vá adicionando sal aos poucos. Abaixe o fogo, e vá provando o sabor...
Coloque na travessa junto com o brócolis. Regue azeite. Sirva com arroz e com ovos cozidos.
Bom apetite.
Brisa.
Brisinha! Eu nem gosto muito de bacalhau, mas esse prato me deixou salivando! Estava com saudades dos seus posts! Entro todo dia por aqui para ver se tem alguma novidade! :)
ResponderExcluirbjkas