Vocês já passaram por aquelas discussões sobre o sexo dos anjos? Aquelas discussões que não chegam a lugar nenhum, que começam apenas pelo simples desejo de jogar conversa fora ou mesmo de querer afirmar uma posição sobre um assunto... Então é essa discussão que provocarei hoje aqui: Polenta é igual a Angu?
Antes de nos antecipar a responder sim ou não vamos a algumas informações, ok?
Polenta: é um alimento tipicamente italiano. Inicialmente ela era preparada a partir da farinha da aveia ou trigo e compunha a base da alimentação da população e dos legionários romanos. Quando a cultura do milho chegou ao país, por volta de 1492, é que a polenta começou a ser preparada com farinha de milho. Este prato se tornou famoso em Veneza e Friulim chegando a substituir o pão e o macarrão em algumas ocasiões. Era considerada "comida de pobres" e aos poucos conseguiu espaço nos pratos mais sofisticados. Ela pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita.
Angu: é um alimento tipicamente brasileiro. O nome angu vem da palavra àngu do idioma africano fon da África Oriental, onde a palavra se referia a uma papa de inhame sem tempero. Esta iguaria chegou ao país junto com os escravos. A palavra começou a ser usada no Brasil para papas feitas com farinha de mandioca ou de milho, as quais eram acompanhadas por miúdos e carne. Com o tempo, a palavra angu passou a ser usada para papas de farinha de milho e a palavra pirão para as papas de farinha de mandioca. O angu é preparado basicamente com fubá, água e sal. Quando consistente, é conhecido como "angu mineiro". Quando preparado de forma mais cremosa e misturado a miúdos de vaca e porco é conhecido como "angu à baiana".
Percebemos com o texto acima que a principal diferença entre a polenta e o angu é o processamento do principal ingrediente, o milho. Para a polenta utiliza-se a farinha de milho menos refinada - a sêmola, enquanto que o angu é preparado com uma farinha muito refinada - o fubá.
Então eu pergunto a vocês: é a mesma coisa ou não é?!
Vamos a receita?
Angu com berinjelas marinadas no molho shoyo
Ingredientes:
- 1 berinjela pequena cortada em fatias;
- 1 cebola pequena cortada em fatias;
- Molho shoyo;
- 1 /2 xícara de fubá;
- 2 xícara de água;
- 1/2 tablete de caldo de legumes.
Modo de preparo:
Comece pelo angu. Coloque a água para esquentar e quando ela começar a formar as bolinhas para ferver, vá adicionando o fubá e mexendo sem parar. Quando ele estiver incorporado e formar um creme amarelo, adicione o tempero, acerte o sal e abaixe o fogo. Deixe cozinhando por uns 20 minutos, mexendo de vez em quando. Para esta quantidade, o angu ficará cremoso; caso você queira uma maior consistência, adicione um pouco mais de fubá. Quando cozido, coloque-o em uma travessa e jogue queijo ralado. Dá um sabor especial.
Em uma frigideira anti-aderente coloque as fatias de berinjela com umas duas colheres de água. Em uns 5 minutos, ela irá murchar. Quando ela estiver cozida (a cor da sua polpa se tornará mais escura), adicione bastante shoyo. Mexa para que o molho penetre na pola da berinjela. Prove o sal apenas no final, pois a berinjela tem um sabor picante e o shoyo já possui bastante sal. Adicione a cebola e deixe no fogo por mais uns 2 minutos. Tempo suficiente para deixar a cebola crocante.
Eu adoro o sabor picante da berinjela, mas caso você ache muito forte, deixe as fatias de molho em água por uns 10 minutos antes de prepara-la na frigideira, ok?
No prato, sirva o angu e sobre o ele, a berinjela marinada no molho... o molho se misturar com o angu é delicioso! Recomendo! Fico devendo a foto...
Brisa.