Esta receita é tipicamente brasileira. Deliciosamente adocicado, este purê de abóbora é um ótimo acompanhamento para carnes grelhadas. E além disso, super fácil de fazer!
Quibebe (2 pessoas)
Ingredientes:
- 300g gramas de abóbora;
- Cebola;
- Cheiro verde;
- Curry.
Modo de preparo:
Sinceramente, eu não entendo o por que as pessoas descascam primeiro a abóbora para depois cozinha-la. Vocês já viram como ela possui uma casca dura? Mesmo quando a abóbora está madura, é difícil de tirar a sua casca.
Eu pego os pedaços de abóbora, lavo bem as cascas e a corto em pequenos pedaços. Coloco-a para cozinhar no vapor. Quando bem cozida, retiro a casca e a amasso bem. Dependendo do tipo da abóbora ela poderá ou não soltar bastante água. Escorra o excesso.
Em uma panela, corte a cebola em pequenos pedaços e doure-a no azeite. Adicione o purê de abóbora, acerte o sal, e adicione uma pitada de curry. Mexa bastante para que o purê não fique com pedaços. Ao final, adicione o cheiro verde e regue um pouco de azeite.
Fica divino! Caso você goste do paladar agri-doce, vale colocar uma pitada de açúcar para realçar o doce da abóbora.
Sabe as abóboras da foto que usei? Segue uma breve explicação de cada uma delas. Informação daqui
MENINA BRASILEIRA OU ABÓBORA DE PESCOÇO - É a mais comum no Brasil e a maior,
chegando a pesar até 15 kg. É alaranjada, tem textura fibrosa e é mais úmida.
Pode ser utilizada em pratos doces ou salgados. E, também, consumida crua,
ralada fina, em saladas.
PAULISTA - Idêntica à menina brasileira, só que o seu tamanho não passa de 1,5 kg. Também pode ser usada em sopas, refogados, chutney e doces variados.
MORANGA - Tem o gosto mais delicado e a consistência menos densa. Sua polpa alaranjada é utilizada em refogados e sopas e a sua casca é um ótimo recipiente para sopas ou o conhecido Camarão na Moranga.
BRASILEIRINHA - Apresenta uma casca verde e amarela. Pode ser consumida antes de amadurecer, em refogados, quando apresenta uma polpa verde, ou madura, já com o interior alaranjado.
ITALIANA - É a tão conhecida abobrinha que fica ótima em pratos salgados, refogada, recheada e grelhada.
JAPONESA OU CABOTIÁ - Bem mais consistente e menos úmida, esta abóbora tem um sabor delicado. Ela é ideal e bastante usada principalmente na preparação de pratos salgados.
ABÓBORA DO
CAMPO - Tem o
formato de uma pêra imensa, com numerosas sementes. A polpa é alaranjada com
sabor mais doce e um requisitado ingrediente para fazer doces, pães e bolos.
ESPAGUETE - Também chamada de gília, é uma abóbora com um alaranjado mais pálido e que, depois de cozida, a sua polpa se separa como se fosse longos fios de espaguete. Muito usada em pratos salgados.
Brisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário