domingo, 26 de agosto de 2012

Bacalhau com alho poró


Ultimamente, tempo livre durante a semana tem sido artigo raro na minha rotina. Mas às vezes, é assim mesmo né? A semana fica corrida, alguns assuntos e compromissos se atropelam e é inevitável priorizar... e cozinhar não tem sido uma prioridade. 

Se eu disser que não estou cozinhando, é mentira. Mas não tenho feito pratos elaborados, com muitas etapas e muitos ingredientes. Por mais que cozinhar me faça relaxar, o pós cozinha acaba me deixando bem cansada. Arrumar as panelas, lavar a louça do cozimento, os pratos, arrumar o fogão, os alimentos que sobraram... realmente são atividades que me desanimam depois de um dia longo de trabalho e compromissos. Muitas vezes, o sanduíche me seduz! 

Então, estou fazendo comidas bem simples: legumes refogados ou no vapor. Saladas de folhas com massa. Deixo o arroz pronto na geladeira e quando chego a noite, é só fazer o acompanhamento, que muitas vezes comemos como prato principal.

Este bacalhau segue o mesmo ritmo da simplicidade. Super fácil e rápido de fazer. O mais demorado foi dessalgá-lo. Mas colocando-o de molho em água muito gelada e adicionando ainda mais gelo, o sal sai bem rapidinho.

Bacalhau com alho poró (2 pessoas)
Ingredientes:
- 300g de lascas de bacalhau;
- 1 alho poró;
- 1 brócolis
- Ovos cozidos.

Modo de preparo:
O primeiro de tudo é dessalgar o bacalhau. Eu comprei o bacalhau em forma de lascas por ser mais fácil de manusear. Hoje em dia, alguns mercados não vendem bacalhau em lascas, o que se vende é peixe tipo bacalhau em lascas. Então, cuidado onde você vai comprar! 

Dessalgar é moleza. Um dia antes, lave bem o bacalhau para tirar a camada externa de sal. Coloque o bacalhau em uma vasilha e cubra-o com água gelada. Adicione gelo. Quanto mais gelada a água, melhor. Troque a água algumas vezes, a partir da terceira vez, prove se o bacalhau está dessalgado ou não. Aí é questão de paladar, ok?


Bacalhau pronto, voltemos ao preparo.

Coloque-o em uma panela, cubra-o com água e leve-o ao fogo para cozinhar. Coisa de 10 minutos após ferver a água... rapidinho. Escorra a água e reserve o peixe. Enquanto o bacalhau está no fogo, corte em rodelas o alho poró e coloque para cozinhar os ramos em brócolis. Eu cozinhei no vapor, e na panelinha de baixo, com a água, eu coloquei 3 ovos para cozinhar. Após 15 minutos, aproximadamente você já tem prontos: o bacalhau, o brócolis e os ovos.

Coloque os brócolis em uma travessa, tire as cascas dos ovos.

Em um frigideira funda, regue azeite e adicione as rodelas do alho poró. Quando o alho poró murchar adicione o bacalhau. Misture com cuidado, pois as lascas de bacalhau vão se soltando quanto menos delicado você manuseá-las. Prove o sal, acredito que você precisará adicionar. Mas vá do seu gosto, ok?. Vá adicionando sal aos poucos. Abaixe o fogo, e vá provando o sabor...

Coloque na travessa junto com o brócolis. Regue azeite. Sirva com arroz e com ovos cozidos.



Bom apetite.

Brisa.

Um comentário:

  1. Brisinha! Eu nem gosto muito de bacalhau, mas esse prato me deixou salivando! Estava com saudades dos seus posts! Entro todo dia por aqui para ver se tem alguma novidade! :)
    bjkas

    ResponderExcluir