quarta-feira, 20 de junho de 2012

Picadinho de carne - para a Sassá


Tenho uma amiga que adora picadinho! Quando nos encontramos para almoçar e tem picadinho no cardápio, eu já até sei o que ela irá pedir!!! Seja de carne, de frango... ela se amarra! Sassá, um beijo!

Eu nunca tinha feito! Então, pesquisei na internet e cada pessoa faz de uma maneira diferente: uns usam coloral, outros cominho, outros fritam primeiro a carne, enfim, uma infinidade de maneiras de fazer. Eu li bastante, separei os ingredientes e botei a mão na massa. 

Acho que para o picadinho, o grande segredo é a escolha da carne. Eu usei file mignon em bifes. Eu prefiro esta carne pois além de serem bem macias, ficam deliciosas com molhos diversos porque não possuem o gosto muito forte e não possuem nervuras. Convenhamos que morder um pedacinho desses, tira o apetite de qualquer um. Ah, outro detalhe importante é a faca! Usem uma faca bem amolada.



Não usem uma faca de serrinha para cortar a carne!!! Este tipo de faca destroem as fibras da carne, fora que os pedacinhos ficam desformes! Usem uma faca bem amolada para fazerem pedacinhos do mesmo tamanho, ou mesmo, semelhantes! Ok,? Vamos lá? Ah, outra coisa: não darei as medidas corretas. Eu usei o bom senso e o olho mesmo.



Picadinho de carne (2 pessoas)
Ingredientes:
- 4 bifes de file mignon;
- Molho de tomate;
- Molho inglês;
- Shoyo;
- 2 tomates picados;
- 1 cebola grande picada;
- 4 dentes de alho amassados;
- sal e pimenta a gosto.


Modo de preparo:
A primeira coisa a se fazer é cortar os bifes em pequenos pedaços, ou tiras. Faça uma marinada com o molho inglês e o alho e coloque a carne. Envolva-a e deixe descansar por uns 30 minutos. Após este tempo, em uma panela, doure a cebola com um fio de azeite. Jogue a carne e a marinada e deixe a carne cozinhar. Ela soltará água, vá mexendo por uns 10 minutos ou até a carne parecer cozida e secar um pouco da água. Quando as tiras estiverem cozidas, adicione o molho de tomate, os tomates picados, o shoyo, o molho inglês. O molho ficará com uma cor mais escura. É assim mesmo. Deixe-o apurar por uns 10 minutos mais ou menos. Acerte o sal.



Delícia.

Brisa.

4 comentários:

  1. Mas, que honra!!! Essa minha amiga me apronta cada uma!!! Tô aqui sem palavras pra expressar minha alegria com este post!!!

    E sem palavras também pelo tanto que estou salivando aqui... Brisinha, que delícia, hein?! E com arrozinho branco???? Ai, que tentação, meu Deus!!!!

    Muito obrigada pela homenagem a esta sua fãzoca incondicional aqui, querida Brisa! Eu não mereço tanto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que fico feliz!!! Vamos marcar este picadinho lá em casa, hein? bj

      Excluir
    2. Demoroooouuuuu!!!!! É só ligar que eu saio daqui e chego em 10 minutinhos. Se o trânsito ajudar, como vc bem sabe, né? Hehehehehehe...

      Se bem que talvez seja melhor combinarmos a data direitinho pq aí dá tempo de eu passar numa dessas lojas especializadas e levar uma cervejinha diferente. Quem sabe, não vira motivo para um novo post, delicioso como só você sabe escrever??? ;-)

      Obrigada pela menção ao meu nome! Você e suas gentilezas impossíveis de serem retribuídas na mesma medida, hein?! Fico sempre devendo...

      Bjo, querida amiga!

      Excluir
  2. Que homenagem especial, Brisa, minha irmã não só adora, ela AMA picadinho! rsrs E esse deve ser ula delícia mesmo, vou fazer qq dia!

    ResponderExcluir