segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Risoto de feijão ou o famoso mexido

Sabe quando temos na geladeira um montão de pouquinhas coisas? Do tipo, um pouco de arroz, um pouco de feijão, um pouco da carne que sobrou de um jantar, um pedacinho de queijo, um pedacinho de cebola, e por aí vai...

Todos nós já passamos por isso! Acabam que os dias passam, as receitas também e o pouquinho que sobrou continua na geladeira. Para não jogarmos fora (o que eu sou totalmente contra) eu os reutilizo! Ou através de um grande almoço com vários pouquinhos, ou faço panqueca ou o risoto de feijão (famoso mexido).

Nos sábados de faxina, essa receita cai como uma luva! Eu faço assim:

Risoto de feijão - mexido
- Azeite
- Cebola picada,
- Arroz,
-Feijão, 
- Ovo (um para cada pessoa),
- E o mais que você tiver na geladeira

Modo de preparo
Em uma panela, coloque o azeite e a cebola picadinha. Quando ela começar a dourar, adicione os ovos.  Não mexa. Coloque uma pitada de sal e deixe-os cozinhar. Espere que a clara cozinhe. Quando isso acontecer, dê uma mexida misturando com a cebola. Adicione o arroz e os outros pouquinhos que você tenha na geladeira. Aí vale: carne moída, legumes cozidos, queijo em pedaços, presunto cortado, ervilha... o que você quiser. Vá mexendo para que a comida pegue os temperos um dos outros. Quando você ver que a comida está quente e o ovo cozido, jogue com cuidado o feijão. Adicione feijão até chegar ao ponto de risoto. Não coloque pouco a ponto de deixar a comida seca nem muito para sobrar caldo.

Nesta fase, vá com calma. Abaixe o fogo e vá colocando o feijão às coleradas até alcançar o ponto desejado.

Ao final, regue com azeite e sirva com salada. A de pepino é a minha favorita.Caso goste, jogue queijo ralado por cima... também fica muito bom!

Brisa.

Um comentário:

  1. Tenho esse costume tbm... Geralmente faço a noite, e aqui em casa nós o chamamos de "soborô dontê", e amamos, eu e
    incremento com queijos ervas e o que mais der na telha (geladeira).

    (participe do novo blog)http://conversandoecozinhando.blogspot.com.br/2012/08/cookies-des-chocolate-craquelados.html#comment-form

    Bjuuuu!!!!

    ResponderExcluir