domingo, 23 de setembro de 2012

Apenas uma inspiração...


Eu ganhei este vaso de plantas do meu marido. Ele tem o hábito de me dar plantas vivas. Raramente ele me dá flores em forma de ramalhete. Na verdade, ele nunca me explicou o porque, mas vejo que faz sentindo a sua atitude tão intuitiva.

Quando cortamos uma flor de seu caule natural, por mais que ela permaneça bonita por dias, ela está tecnicamente morta. O futuro daquela flor é apenas murchar e secar... não há mais nada que você possa fazer por ela. Talvez prologar um pouco mais a sua beleza, mas não a trará a vida nunca mais.


Quando recebemos as flores vivas, com suas raízes fincadas em um solo, percebemos que a sua vivacidade não passará apenas por um momento de beleza, mas por uma experiência de vida. Ver e perceber os ciclos da vida é muito interessante. Ver os botões das flores saírem de bulbos minúsculos e se transformarem por dias em flores maravilhosas e coloridas é o que eu chamo de milagre.

A planta nada mais é do que um sinônimo à nossa vida. Passamos pelos mesmos ciclos: germinação, nascimento, amadurecimento e morte. Tem planta que vai morrendo aos poucos: param de dar flores, as suas folhas vão ficando secas, depois os caules e depois a raiz. Outras secam primeiro os caules para depois a morte chegar às suas flores. Mas todas passam pelo mesmo ciclo.

Como há outras que vivem anos. Quando você pensa que ela está prestes a secar, aparece dela uma folha verde que prolifera a vida e gera em nós uma grande esperança.

Acredito que por conta da nossa cultura, não estamos preparados para o fim. Por mais que seja uma situação natural da vida, encerrar o ciclo, todos nós passamos por momentos dolorosos e altamente desafiadores. É tempo de repensar os atos e as escolhas. Dar apoio a quem precisa de colo e calar os julgamentos que brotam em nossos corações.

Todos nós, se já não passamos, passaremos por isso. É natural. 

Estou escrevendo isso, pois esta minha plantinha, está nas vias finais de seu ciclo. Então, como ela é tão especial para mim, por ser um presente em um momento oportuno, por servir como ato contemplativo pela sua beleza e serenidade, venho compartilhar com vocês algumas fotos que tirei há algum tempo e que compõe as minhas lembranças.


O nome desta planta linda é Cyclamen persicum. Não sei se dá para perceber, mas as suas pétalas nascem invertidas. Elas nascem para cima, enquanto o centro da planta aponta para baixo. 

Sassá, força amiga!

Brisa.


Um comentário:

  1. Não sei nem o que dizer. Você tem uma sensibilidade, Brisa, que muitas vezes me espanta. E suas palavras são mais do que oportunas; são precisas!
    Muito obrigada! Um grande beijo!
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir