quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Lasanha de berinjela e cenoura



Sabe quando você compra de mais de um produto e ele fica rolando o maior tempão na geladeira ou no armário, e você não consegue mais olhar para ele? Isso aconteceu comigo em relação à massa da lasanha. Por super avaliar a fome de uns convidados, eu comprei mais massa de lasanha do que eu realmente usei. Então, sobrou um pacote fechado de massa na geladeira.

Normalmente eu compro a massa fresca, é muito mais rápido de cozinhar... não uso a seca. 

Essa receita veio da intuição. Combinar vegetais com massa. Delícia, hein?

Vamos lá?!

Lasanha de berinjela com cenoura (1 pirex pequeno)
Ingredientes:
- 1 embalagem de molho de tomates pronto;
- 1 berinjela média cortada em fatias finas;
- 1 cebola cortada em cubos;
- 1 cenoura ralada;
- Fatias de presunto;
- Fatias de mussarela;
- Massa de lasanha

Modo de preparo:
Comece com o recheio. Coloque em uma panela as fatias de berinjela, a cenoura ralada e a cebola. Eu uso a WOK, é maravilhosa! Com o fogo médio, vá mexendo até os legumes murcharem. Acerte o sal. Caso queira adicionar algum molho, do tipo shoyo ou mesmo molho inglês, fique a vontade. Eu não usei. Quando os legumes estiverem bem macios e a água já estiver secado, estará no ponto.



Pré-aqueça o forno.

Para o molho: coloque metade do molho de tomate e a mesma quantidade de água em um recipiente à parte. Acerte o sal e adicione algumas ervas secas.

Para montar a lasanha: em um pirex ou tabuleiro, coloque um pouco do molho de tomate e sobre ele uma camada da massa de lasanha. Como o pirex que eu usei não era muito grande, eu coloquei duas camadas de massa, uma sobre a outra mesmo. Coloque metade do recheio. Faça outra camada de massa. Cubra com as fatias de presunto. Mais uma camada de massa, e o restante do recheio de berinjela e cenoura. Termine com a massa. Regue a massa com o molho de tomate que você preparou. 

O molho TEM que cobrir a  massa. É ele que cozinhará a massa da lasanha. Se for pouco, use a outra metade da embalagem de molho pronto. Cubra o pirex com papel alumínio e coloque-o no forno médio por uns 25 minutos. Após esse tempo, tire o papel alumínio e distribua algumas fatias de mussarela. Regue um pouco de azeite e volte a forma para o forno por mais uns 10 minutos. 



Agora é só deliciar! Eu servi com salada verde de chicória. 

Uma observação importante. Eu não gosto de comida com muito molho/ caldo. Então, eu deixei a lasanha no forno até perceber que o molho secou. Mas aí é o seu gosto, ok? 5 minutinhos no forno fará a diferença.

Brisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário