segunda-feira, 9 de abril de 2012

Arroz à piemontese




Eu não sabia a origem do arroz à piamontese, e me surpreendi! Vejam o que achei no Wikipédia Arroz à Piemontese, ao contrário do que o nome pode levar a crêr, é um prato típico da culinária brasileira, e não da culinária do Piemonte, na Itália. Na época com a falta e dificuldade de compra do arroz próprio para a feitura do risotto, os chefes brasileiros buscaram alternativas, com o creme de leite, fazendo assim um arroz "à moda piemontesa".


Quem sabia desta informação, levanta a mão! Para mim foi uma surpresa!

Existem várias maneiras de fazer, esta é apenas uma sugestão, ok?

Arroz à piamontesa
Ingredientes:
- 1 xícara de leite;
- 1 colher sopa de amido de milho (ou farinha de trigo);
- 1/2 caixa de creme de leite;
- 150g de queijo curado;
- Cebola;
- Champignon;
- Noz moscada;
- Sal a gosto;
- 3 xícaras de arroz cozido.

Modo de preparo:
Primeiro coloque a cebola para dourar em um pouco de azeite. Quando dourada, adicione o leite misturado com o amido. Mexa até virar um leve mingau. Adicione a noz moscada, os champignons fatiados e o creme de leite. Adicione o queijo curado em cubos e aguarde derreter. Acerte o sal. A partir daí você tem duas escolhas: adiciona este creme ao arroz cozido ou adiciona o arroz cozido ao creme. Eu adicionei o creme ao arroz que eu tinha, para que assim eu escolhesse a textura que mais me agradasse. Deixei em um ponto mais cremoso que o risoto. 



Ficou uma delícia.

Depois me contem o que acharam e como vocês fazem essa delícia.

Brisa.

Um comentário:

  1. Legal a historia! Nem eu mesma sabia... e moro na Italia! Hj estava procurando uma receitinha de risoto com funghi e achei essa tua receitinha. Provarei!!! Ta com uma cara otima.
    Bjs
    www.bichinhanaitalia.blogspot.it

    ResponderExcluir