quarta-feira, 25 de abril de 2012

Suflê de chuchu


Adoro suflê! De cenoura, de berinjela e agora de chuchu. Faz uma pequena bagunça na cozinha, mas o resultado vale a pena. Neste suflê eu usei, ao invés de queijo ralado, ricota. O sabor ficou bem mais suave e combinou muito bem com o agrião refogado que eu fiz para acompanhar. Perceberam que eu uso pratos de acompanhamento como prato principal, né?! Mas como eu faço essas comidinhas para comer a noite, eu prefiro as mais leves.

Papel e caneta na mão:

Suflê de chuchu
Ingredientes:
- 2 chuchus cozidos e amassados;
- 2 ovos;
- 1 xícara de leite;
- 1 colher de sopa de amido de milho;
- 1/4 de ricota;
- Sal a gosto.

Modo de preparo:
Pré- aqueça o forno. Para os chuchus: cozinhe-os em água com sal. Quando eles estiverem macios, escorra-os e amasse-os no próprio escorredor. Assim, o excesso de água será drenado e não afetará na receita. É importante esse passo, se não, o suflê não ficará fofinho. Em uma vasilha junte o leite, as duas gemas, o amido de milho e uma pitada de sal. Assim que a mistura estiver homogênea, adicione a ricota esfarelada e o chuchu. Acerte o sal. Bata as claras em neve e adicione à mistura. Coloque em um recipiente untado com manteiga e ponha no forno. Eu deixei por aproximadamente 30 minutos e depois eu aumentei para dourar.



Servi com agrião refogado. Que também é muito fácil fazer! Depois de lavados, doure alho ou cebola ou pedaços de bacon em uma frigideira. Quando estiverem dourados, adicione o agrião e salpique sal. Vá mexendo até ele reduzir de tamanho. Cuidado para não cozinhar demais e o agrião perder a crocância. Para saladas, eu uso apenas as folhas, mas para o refogado eu utilizo os caules. Corto apenas a parte de baixo onde não tem mais folhas.



Bom apetite.

Brisa.


Um comentário: