sábado, 30 de junho de 2012

Grão de bico com chuchu



Eu comprei no supermercado um pacote de grão de bico cozido. Do tipo embalagens prontas, sabem? A princípio não botei fé na informação da caixinha. Achei que após abrir, eu ainda teria que cozinha-los mais um pouco, mas me surpreendi. Os grãos vem bem macios e quase todos descascados. Uma delícia. 

Eu queria fazer uma receita que sobressaísse o sabor marcante do grão de bico. Então resolvi pegar alimentos que tinham um sabor leve mas que fariam diferença ao final. Então eu usei: carne moída e chuchu em lascas. A estrela do prato foi o grão de bico, então eu não poderia usar nada que confundisse o seu sabor. E acho que acertei, pois não sobrou nadinha!

Grão de bico com chuchu (2 pessoas)
Ingredientes:
- 200g de carne moída,
- chuchus cozidos cortados em lascas;
- 1 embalagem de grão de bico cozido;
- 1 cebola picada;
- 1 tomate picado;
- Molho de tomate (1/2 copo aproximadamente);
- Azeite;
- Orégano;
- Sal a gosto.


Modo de preparo:
Comece pela carne. Faça como eu já expliquei aqui. Quando ela estiver dourada, junte o molho de tomate e a mesma medida de água. Adicione os tomates, a cebola, o grão de bico e prove o sal. Deixe este molho reduzir à metade, só então adicione o chuchu cozido em lascas. Não cozinhe-o de mais, para que ele não desmanche. Agora, é você quem vai decidir o quanto de molho irá querer. Se quiser mais sequinho, deixe no fogo por mais um tempo, caso contrário está quase pronto. Pouco antes de desligar o fogo, adicione um punhado de orégano e azeite. Faz diferença no sabor final.

                                

Sirva com arroz branco. Fica muito bom e super leve!

Brisa.

3 comentários: