sábado, 7 de julho de 2012

Canelone de espinafre com requeijão



Apesar de ter espinafre na receita, não escreverei que é light, ok? Deve ser a raiva dos nutricionistas, verem que as pessoas classificam como light qualquer receita que vai espinafre, não é mesmo?

Mas eu garanto que é super leve e simplesmente deliciosa. Ela é uma boa opção para fazer aquela 'presença' em um jantar romântico ou mesmo naquele almoço com as amigas... mas certifiquem-se que as pessoas gostem de espinafre. Caso contrário, substitua o recheio por berinjela refogada com shoyo, como eu mostrei aqui; ou mesmo camarão com requeijão; ou um simples presunto com queijo... opções não faltam! 

Chega de papo, e vamos ao que interessa! Eu coloquei esta receita como sendo para três pessoas por causa da massa da lasanha. Veja quantos rolinhos, aproximadamente, cada pessoa come e faça as contas, ok? Na verdade, esta receita rendeu 10 rolinhos. Alberto e eu comemos tudo! Calma, não foi tudo no mesmo dia... rs

Canelone de espinafre com requeijão (3 pessoas)
Ingredientes:
- 1 embalagem de massa da lasanha pré cozida (no mercado, fica na sessão dos pastéis);
- 1 maço de espinafre;
- 1/2 copo de requeijão (caso queira mais, fique a vontade);
- 1/2 embalagem de molho de tomate;
- Temperos: alho, cebola, ervas secas
- Sal a gosto

Modo de preparo:
Você vai começar pelo espinafre: separe o que é folha e talo. Lave bem as folhas. Em uma panela doure alho (2 dentes amassados) com um pouco de azeite em fogo médio. Quando ele começar a perfumar, jogue as folhas de espinafre e com uma colher, já mexendo delicadamente as folhas para que se somem ao sabor do alho. Você verá que rapidamente, as folhas murcharão. Quando elas estiverem com uma cor verde bem escura e murchas, retire a panela do fogo e transfira apenas o espinafre para um recipiente. Eu usei um prato. Reserve a água que sobrou na panela. 

Pegue um cortador de pizza e corte em pedaços pequenos o espinafre já refogado. Isso facilitará na hora de você comer, pois você cortará apenas a massa do canelone. Não ficará aquela briga com o recheio (vocês me entendem, né?)

Adicione ao espinafre cortado o requeijão. Prove o sal. Caso queira, adicione um pouco de queijo ralado para acentuar mais o sabor; ou troque o requeijão por creme de ricota. Separe no próprio recipiente de preparo a quantidade de recheio que será utilizado nas massas. Se na embalagem de lasanha vem 10 massas, separe 10 porções de recheio. Assim, você terá uma boa noção da quantidade de recheio de cada rolinho; não vai bater aquele problema dos primeiros rolinhos terem mais recheios que os últimos...



Acenda o forno.

Em uma vasilha parte, misture o molho de tomate com uma igual medida de água. Se quiser, adicione o caldo do espinafre neste momento. Prove o sal e os temperos. Eu adicionei umas azeitonas que tinham na geladeira, fica a gosto, ok?

Abra a massa, coloque o recheio em uma das pontas e enrole. Não gruda, não mela... é só ter cuidado com o primeiro que os outros vão rapidinho! Vá colocando os rolinhos em uma assadeira.



Ao fim, jogue cuidadosamente o molho de tomate. Cubra com papel alumínio e coloque no forno médio por uns 20 minutos. Ao final, deste tempo, tire o papel alumínio jogue queijo ralado ou mussarela, aumente o forno para dourar e derreter o queijo... e delicie-se!



Engraçado, eu falei no início que a receita era fácil, mas a descrição ficou enorme!! É que eu escrevi muitos detalhes que acho importante... mas é fácil não é mesmo?



Bom apetite!

Brisa.

4 comentários:

  1. Brisa, até eu que não gosto de espinafre fiquei com vontade de provar, só pelo jeito que vc descreveu com maestria todo o processo! Beijão Júnior

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz e ficou show, porém cortei o espinafre antes de refogar.

    Abs Daniel

    ResponderExcluir