segunda-feira, 16 de julho de 2012

Feijão branco - uma delícia até então desconhecida...


Desde que eu comecei a cozinhar não descarto nenhuma possibilidade de sabor ou combinação inusitada. Tenho zero preconceito quanto aos alimentos e mais que isso, tenho muita curiosidade! 

Há alimentos que me interessam mais que outros. As carnes ainda não me despertaram tanto interesse, mas acredito que seja coisa de tempo. Podem ver que pouco posto sobre carne, peixe e frango. E o mesmo acontece aqui na minha cozinha. Prefiro os legumes e frutas, mas aos poucos vou aumentando o meu paladar.

O feijão branco era uma incógnita para mim. Minha mãe nunca cozinhou este tipo de feijão e eu sempre o achei muito curioso, primeiro por sua cor albina e outra pelo seu tamanho. Nessas últimas compras não resisti e comprei deste feijão. Um pacote inteiro!

E o fiz esta semana. Sabe aquele dia que você chega em casa cansada e o que mais quer é comer uma comida que te revigore? Sem pensar em calorias ou propriedades nutricionais, quer apenas comer para se sentir saciada e revigorada?! Então, eu tirei o feijão do armário, coloquei-o na panela de pressão com um pedaço de lombo e de carne seca já dessalgados e coloquei para cozinhar. Trabalho zero!

Depois de 30 minutos cozinhando, eu apaguei o fogo e esperei a panela parar de apitar. Abri a tampa e vi que os salgados já estavam cozidos e o feijão ainda precisava de mais um tempinho. Tirei os salgado e coloquei mais um pouco de água e coloquei novamente a panela de pressão no fogo. Mais 20 minutos. O feijão estava cremoso e derretendo.

Em uma outra panela, amassei 5 dentes de alho grandes e dourei-os com um pouco de azeite. Quando eles começaram a agarrar no fundo da panela, eu joguei parte do feijão. Desfiei as carnes que foram cozidas e adicionei ao caldo. Deixei ferver um pouco, em fogo médio, para depois testar o sal. O caldo do feijão virou um delicioso creme e poucos grãos permaneceram inteiros. Testei o sal. Ao final, joguei bastante salsinha e cebolinha cortadas bem fininhas. Dei uma última mexida com a colher, apaguei o fogo e tapei a panela.

Na hora de servir, comi só o feijão, regado de azeite. Alberto raspou a panela! E eu me senti revigorada...

Salivou? Aposto que sim.

Brisa.

7 comentários:

  1. Brisinha, eu ADORO feijão branco! A minha mãe faz um maravilhoso, que ainda não me aventurei a "copiar"...rsrs Mas quem sabe não me arrisco?! :p
    bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi, depois me diga como ela faz!! Quero aprender! Nada como a comida da mamãe... bj

      Excluir
  2. Salivei sim!!!!
    Ai que delícia!!!! Adoro!!!!
    bjs
    Fats

    ResponderExcluir
  3. Olá! Descobri seu blog agora! Me chamou atenção pelo título da postagem...adoro feijão branco! Aqui em casa faço toda semana.
    Deixo de molho por duas horas,cozinho em panela de pressão por 30 a 40 minutos.Refogo alho cebola,ás vezes bacon,coloco o feijão,sal e dois tomates bem vermelhinhos.Deixo destampado para engrossar o caldo,finalizo com salsa e cebolinha bem picadinha!É uma delicia com arroz branquinho.Beijos...adoreei seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você coloca tomates, é? Ótima dica, vou fazer assim da próxima vez. Tem gente que coloca cenouras também, não é? Um caldo de feijão grossinho é muito bom mesmo...
      Obrigada pela visita!
      bj

      Excluir
  4. Uau!!! Nem sou tão fã de feijão branco (confesso), mas salivei sim... Deve ter ficado uma delícia!!!

    Ahhhh, Albertinho, seu privilegiado, toma cuidado com a barriguinha, hein? Hehehehehe...

    ResponderExcluir