quarta-feira, 18 de julho de 2012

Nhoque recheado com molho de abobrinha e parmesão



Sexta-feira eu passei no mercado com o intuito de fazer uma comidinha diferente. Fazer aquela 'graça' com o maridão, vocês me entendem né?

Ainda não tinha nada definido. Não sabia se faria um fondue, ou uma massa... até que vi esta embalagem de nhoque recheado. Me chamou a atenção...nunca tinha comido. E me pareceu bem tentador. Para falar a verdade, ele me pareceu mais promissor do que tentador. Vocês já provaram?

Esta é uma boa opção para um jantarzinho daqueles; acompanhado com um vinho... E não se limite ao nhoque. Mude a massa, use ravioli, capeletti, caneloni; altere o molho, solte a sua imaginação! 

Nhoque recheado com molho de abobrinha e parmesão (1 refratário pequeno)
Ingredientes:
- 1 embalagem de nhoque recheado;
- 1 embalagem de molho branco;
- 1 abobrinha pequena;
- 1 cebola pequena;
- Queijo parmesão;
- Mussarela - para gratinar.

Modo de preparo:
Pré aqueça o forno. Agora, passemos para o nhoque. Você o fará da forma tradicional. Em uma panela coloque água e sal, e quando ela estiver na iminência de ferver, vá adicionando as bolinhas de nhoque. Quando elas emergirem, retire-as da panela e coloque-as no refratário. Você pode fazer isso em uma panela pequena, e não é necessário 1 litro de água como se explica na embalagem. Você pode cozinhar o nhoque aos poucos, ao invés de colocar toda a embalagem para cozinhar junto. Assim fica até mais fácil você observar se o nhoque está cozido, e ele não grudará um nos outros.


Depois que todos cozinharam, vamos para o molho. Corte a cebola em pequenos pedaços e doure-as com um pouco de azeite. Quando elas ficarem transparentes, adicione a abobrinha cortada em pequenos cubos. Para você conseguir isso faça assim: corte as pontas da abobrinha (a de cima e a de baixo), escolha um lado para você começar a cortar. Nesta, faça uma cruz com a faca. Não precisa ser uma cruz profunda, mas o suficiente para cortar os cubos. Faça várias cruzes, na parte branca da abobrinha até que a sua superfície fique toda demarcada. Após isso, corte-a como rodelas. Para este molho eu cortei rodelas finas. A abobrinha é muito macia e super fácil de fazer esse tipo de corte. Faça isso até terminar a abobrinha.


Voltando; quando a cebola ficar transparente, adicione a abobrinha cortada e mexa até que ela fique macia e cozida. Não se preocupe com a água que ela soltar, pois ela se misturará com o  molho e aumentará o seu sabor. Quando ela já estiver macia, adicione 1/2 da embalagem do molho branco. Adicione um pouco de leite para que o molho não fique consistente, a intenção não é deixa-lo cremoso. Ele se tornará cremoso no forno. Mexa um pouco para que o molho fique uniforme. Ao final, adicione uma colher de sopa bem generosa de queijo parmesão. Apague o fogo, acerte o sal. Despeje este molho sobre as bolinhas de nhoque. Cubra com mussarela e ponha no forno. Caso você queira fazer o seu próprio molho branco, fique a vontade. Eu comprei pronto pois é uma mão na roda de facilidade, não é mesmo?

Não deixe muito tempo no forno. Por volta de 15 minutos ou até a mussarela dourar.

Eu nunca havia provado o nhoque recheado. Vou dar a minha opinião para vocês: eu o achei muito massudo e com pouco recheio. Mesmo depois de cozinha-lo em água quente, estar em contato com o molho quente e ir para o forno, o seu recheio não derreteu. É uma opção, mas eu gostei mais do nhoque tradicional.Provem e depois me digam o que acharam. Pode ser impressão minha também!

Mas o molho ficou incrível!

Brisa.

Um comentário: