sábado, 14 de julho de 2012

Batata gratinada com atum



Eu adoro comida que vai ao forno! Assados e gratinados fazem a minha cabeça! Mas tem um porém, não gosto quando pratos simples se mostram demasiadamente complicados quando feitos no forno.

Batata gratinada é uma delícia, mas as receitas que conheço falam para utilizar batatas cruas. Uma vez eu cheguei a fazer, mas demora muito e o sabor das batatas não se modifica. Acredito que por causa do molho que é utilizado. Então, eu dei uma breve mudada. Neste dia eu estava com bastante fome e doida para comer uma coisinha mais delicada... Vamos lá?

Batata gratinada (1 refratário pequeno)
Ingredientes:
- 4 batatas grandes cortas em rodelas;
- 1 lata de atum ralado;
- 1 sachê de molho branco;
- Leite;
- Mussarela (algumas fatias) ou queijo ralado.

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno. Para cozinhar as batatas, eu usei novamente o microondas. Naquele esqueminha que eu sempre digo por aqui. Já as coloquei em rodelas no saquinho para ir ao microondas. 8 minutos depois elas estavam bem cozidinha. A espessura da rodela, fica a seu critério,ok? Eu usei redelas finas.

Em uma travessa, arrume as batatas, distribua o atum ralado sobre elas. Em um potinho à parte, misture 1/4 do sache de molho branco com a mesma quantidade de leite. Mas só faça isso se o creme estiver bem concentrado; é bom para usarmos no forno molhos mais ralinhos... que ficarão mais encorpados ao final do cozimento. Acerte o sal e algum outro tempero que desejar. Regue as batatas. Distribua as fatias de mussarela. Coloque no forno por uns 15 minutos.



Você pode servir como prato principal ou como acompanhamento. Você também pode fazer da seguinte forma: colocar metade das batatas, o atum e o restante das batatas. O restante é igual.

Bom apetite.

Brisa.

7 comentários:

  1. Nooossaaa!!! Parece ter ficado delicioso, Brisinha!!!

    Mais uma receita que, com certeza, testarei assim que realizar o sonho da cozinha própria... Tá chegaaaando!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, essa foto realmente me fez salivar! Também adoro pratos gratinados! Essa vou testar lá em casa :D

    ResponderExcluir
  3. Acabei de fazer, mas mudei porque fiz o molho com margarina, cebola, farinha de trigo e leite. Hum, e coloquei umas fatias de abacaxi antes do queijo. Ficou perfeito!! obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Qual é este "esqueminha" que vc falou para cozinhar as batatas no microondas?

    ResponderExcluir