terça-feira, 25 de setembro de 2012

Crepe de beterraba



Sabe aquela receita que você fica doida para provar? Então foi essa... eu fiquei de queixo caído com a cor e com o sabor deste crepe, que você também fazer como panqueca...

O que diferir um do outro é a forma de apresentação, enquanto o crepe é dobrado ou em forma de envelope, a panqueca é enroladinha. Você que escolhe, ok?!

A receita original eu peguei da revista da Nestlé, que como eu já disse, vem com muitas receitinhas e dicas. E é ela que eu reproduzo logo abaixo. Eu não usei caldo na massa. Adicionei sal mesmo.

Quanto ao recheio, eu usei atum com creme de ricota, cheiro verde e milho em conserva. Mas você pode usar o que quiser: frango desfiado com requeijão, damasco com creme de ricota e parmesão, legumes com molho de gorgonzola, enfim, soltar a imaginação.

Vamos lá?!

Crepe de beterraba (8 crepes)
Massa:
- 4 ovos;
- 1 beterraba pequena picada;
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
- 1/2 xícara (chá) de leite;
- Sal a gosto.

Recheio:
- 1 lata de atum;
- Creme de ricota;
- Milho em conserva;
- Cheiro verde picadinho.

Modo de preparo:
Para fazer o crepe: bata todos os ingredientes no liquidificador. Não use a beterraba com casca. A massa fiará bem líquida, mas é assim mesmo. Esquente uma frigideira antiaderente e passe por ela um papel toalha embebido com óleo ou azeite. Só para desencargo de consciência (para não grudar a massa na panela).


Despeje um pouco da massa no centro da frigideira e com movimentos circulares, vá preenchendo toda a frigideira com a massa. Leve-a ao fogo. Não adianta ficar mexendo, assim ela quebrará toda ou ficará cheia de buracos. Espere uns 2 minutos. Com uma espátula, destaque os lados e depois todo o crepe. Vire-o com cuidado. Tem gente que usa prato, tampa de panela... eu uso a própria espátula! Com o crepe já solto da frigideira, eu enfio a espátula por baixo da massa e viro. Você também pode inclinar a frigideira para que a massa cubra a espátula e depois você vira.

Apesar da explicação, não é difícil. Na primeira vez, você ficará reticente, mas depois verá que é super fácil.

Vá dosando a quantidade de massa conforme o seu gosto. Eu gosto da massa bem fininha...

Quanto ao recheio: misture o atum, o creme de ricota o cheiro verde e o milho. Vá dosando a quantidade de cada item que você usar. Não há fórmula, se gostar mais de cheiro verde, coloque mais. Eu usei 3/4 de creme de ricota e milho em conserva com 1/3 do maço de cheiro verde e uma lata de atum. Acerte o sal e regue azeite.



Para montar: Como crepe: coloque o recheio na metade da massa e dobre-a ao meio. Depois, dobre-a ao  meio novamente. Como panqueca, coloque o recheio na pontinha da massa e vá enrolando com cuidado.

Você pode servi-lo com salada ou puro mesmo! Fica muito bom...

Olha como está na revista...


Olha o que fiz:

Brisa.

3 comentários:

  1. Brisa, que coisa mais linda e com certeza gostosa. Diga se de passagem, o seu esta mais bonito que o da revista.


    Bjuuuu!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa receita parece ser bem gostosa! vou tentar fazer =]
    visite o meu blog: http://daminhacozinhacomamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi adorei a receita ,mas posso mudar a cor do crepe trocando o legume?Por exemplo fazer de cenoura?
    Iolanda
    Muito obrigado

    ResponderExcluir