quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Manteiga ou margarina?

Essa é uma questão que nos aflige na hora de adaptar uma receita não é mesmo? Veja a explicação da nutricionista Ana Rosa, que fala com muita propriedade sobre o assunto.




Manteiga ou margarina?
 

Sempre ouço esse tipo de pergunta no consultório e muitas vezes os pacientes acham que comer margarina light (creme vegetal) daquela marca mais cara é benefício para a saúde!

Vamos esclarecer essa questão??
A manteiga possui altos níveis de colesterol e de gorduras saturadas, pois é feita a partir da gordura do leite. Já a margarina é obtida por meio da hidrogenação parcial de óleos vegetais - ricos em gorduras insaturadas, ou seja: gordura trans!!!!! 

Com as descobertas sobre os males da gordura trans para saúde, a industria modificou a composição da margarina adicionando gorduras interesterificadas, na minha opinião, também prejudicial a saúde, pois estudos mostram que esse tipo de gordura pode aumentar os níveis de glicose no sangue favorecendo o desenvolvimento de um diabetes.

Resumindo... .
-Comer margarina ao invés de manteiga aumenta em ate 53% o risco de desenvolver doencas coronarianas principalmente em mulheres;
- A margarina triplica o risco de doenças coronarianas e aumenta em ate cinco vezes o risco de cancer

- A margarina, aumenta o colesterol total, diminui o HDL ("bom" colesterol) e aumenta o LDL (colesterol "ruim")

Além disso:

- A manteiga, principalmente aquelas naturais, conhecidas como "manteigas da terra" tem acao anti-fungica e, ao contrario do que se pensa: NÃO AUMENTA O COLESTEROL!
- A manteiga é naturalmente rica em omega-6 (um tipo de gordura essencial ao nosso corpo)

- A manteiga aumenta a absorção de alguns nutrientes presentes em outros alimentos como, por exemplo, vitaminas A, D, E e K, além de ser também fonte natural de algumas dessas vitaminas, enquanto que as vitaminas presentes na margarina são adicionadas industrialmente.




A nutricionista

Ana Rosa 
Graduada pela PUC-Campinas (SP), especialista em Nutrição Clínica (GANEP, Beneficiência Portuguesa, SP), em Fisiologia do Exercício- Bases Fisiológicas da Nutrição no Esporte (UNIFESP, Universidade Federal de SP), Geriatria e Gerontologia (Hospital do Servidor Puplico Muninipal de São Paulo) e Especialização em Nutrição Funcional, (VP-SP)

Consultório

Avenida Pelinca, 336, Sala 2 
Liberal Service Center 
Para agendar consultas:
Tel: (022) 2722-3708

3 comentários:

  1. Oiiii Brisa, até hoje você não foi me fazer uma visita né? rs... Falando sério agora. Menina, muito bom saber disso viu! Eu sempre tive a minha preferência pela manteiga, e tendo agora essas informações ela aumentou ainda mais.

    Bjuuuu!!!

    ResponderExcluir
  2. Seu comentário está aguardando moderação.
    Olá adoramos seu post, no nosso site tem muitas frases relacionadas!

    Confira : http://www.quemdisse.com.br

    Att Quem Disse

    ResponderExcluir
  3. Uma graça o seu blog, fiquei encantada e virei sempre!
    Sucesso no TOP BLOg!
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir