segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Como é feita uma cerveja



Cumprindo a minha dívida, que a cada semana eu postarei aqui no blog algo interessante sobre a cerveja, venho descrever  hoje sobre o processo de fabricação de uma cerveja.

Pela internet é possível achar dezenas de explicações mais elaboradas e científicas, mas este não é o meu foco, ok? Quero mesmo é passar uma ideia de como a cerveja é produzida, para você ter conhecimento e passar essa informação para frente. Caso este assunto te desperte interesse, me avise, que assim eu faço uma pesquisa mais elaborada e apresento aqui.

Voltando ao nosso foco...

Com os ingredientes já disponíveis, o processo de produção acontece da seguinte forma:

1º) Moagem, brassagem e filtragem: O primeiro passo é moer os grãos (maltados ou não) e cozinha-los, para que o amido seja convertido em açúcares menores. A quntidade de malte e o tempo de cozimento variam de acordo com o estilo de cerveja que se deseja produzir. É gerado o mosto, caldo doce que é a base da cerveja. O mosto é filtrado para a retirada dos bagaços;

2º) Lupulagem, resfriamento e trasfega: O mosto é fervido com os lúpulos. O tempo em que o lúpulo permanece na mistura, determina os níveis de amargor e a potência dos aromas que deixará no líquido. a mistura é resfriada, tem sua densidade medida, e é passada para o tanque fermentador.

3º) Fermentação, maturação e envase: Hora de colocar os atores principais no palco: as leveduras. Despeja-se o fermento  na futura cerveja, e armanzena-se na geladeira, à temperatura adequada ao estilo. Dias depois, a mistura já com álcool, é deixada para maturar. E depois colocada em garrafas ou barris, recebendo uma carga de CO2 ou uma nova dose de açúcares para fermentação na garrafa.

Fonte: Revista Guia de Cervejas, Rio Show, O Globo.

Espero que tenham gostado.

Brisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário