sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Pudim de leite condensado - Um presente para Alberto



Meu marido, Alberto, não gosta muito de comemorar o seu aniversário. Na verdade, ele não gosta de comemorar aniversário. Sair para jantar,beber alguma coisa, comer uma pizza, ir no cinema... nada. Aniversário para ele é dia comum. Para ele, pois eu, simplesmente adoro comemorar aniversários! Não precisar ser com festa, mas pelo menos celebrar esta data com pessoas próximas e a família.

Quando éramos namorados, minha mãe e eu fazíamos um bolo no fim de semana para cantarmos a famosa música de parabéns. Mas quando casamos, ganhamos alguns privilégios. O de se ver todos os dias ou noites é um deles.

Sabendo que ele gosta de pudim de leite condensado, eu me arrisquei a fazer um. Nunca tinha feito. Cresci vendo a minha mãe preparando esta sobremesa, mas nunca me arrisquei a fazer. Mas a internet está aí para isso mesmo! Nos auxiliar! Vi muitos vídeos, li receitas e concluí que fazer pudim é mais fácil do que fazer gelatina. Vamos lá?

Pudim de leite condensado
Ingredientes:
Para a calda:
- 3 colheres de açúcar;
- 6 colheres de água.

Para o pudim:
- 1 lata de leite condensado;
- a mesma medida de leite de vaca;
- 3 ovos.

Simples assim: eu fiz a calda na própria forma do pudim. Eu misturei a água com açúcar na forma e a coloquei sobre a chama do fogo. Não coloque em fogo alto. A calda irá tomar densidade e cor, aí você escolhe o tom que mais gostar.


Enquanto a calda está no fogo, bata no liquidificar o leite condensado com o leite e os ovos. Bata por pelo menos uns 3 minutos. Quando as duas coisas estiverem prontas, é só junta-las: coloque a mistura de leite e ovos na forma que você preparou a calda e coloque para cozinhar.

Minha mãe me deu uma panela em que eu cozinho o pudim em banho maria na boca do fogão, mas caso você não tenha, basta usar uma forma com furo no meio e coloca-la para cozinhar no forno em banho maria, ou seja, com outra forma em baixo cheia de água.


Para ficar pronto, o pudim demora por volta de 40 minutos em fogo médio. Para saber se ele já está pronto, basta fazer o teste do palito. Espere a forma esfriar. Depois coloque na geladeira por pelo menos umas 8 horas para depois desenforma-lo.

Desenformar também é fácil se você seguir uma dica. Aqueça o fundo da forma de pudim no fogo. Coisa de 1 minuto; é o tempo suficiente para a calda esquentar e soltar. Coloque um prato em cima da forma e vire-a. Se for preciso, sacuda um pouco, mas o pudim desenforma sem grandes emoções.

Eu o preparei uma noite antes do aniversário. Alberto ficou surpreso com 'presente' e eu ganhei um sorriso. Ele que fez aniversário e eu que ganhei o presente!

Brisa.

3 comentários:

  1. Que fofo, Brisinha! Parabéns para o Alberto!!! bjão

    ResponderExcluir
  2. Eita, libriano difícil!!! Hehehe...

    Considerando que o dia 26 já passou há um tempinho, creio que este pudim já tenha acabado, né? Mas, Albertinho merece!! Merece pudim, gelatina, bolo, docinho etc e, ainda, muitos parabéns!!!

    Bjo meu ao doce casal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sassá, Alberto está a base de gelatina!!! Dieta no menino...!
      bj

      Excluir