sexta-feira, 23 de março de 2012

Feijão preto



Aqui no Rio de Janeiro é muito comum se comer feijão preto, coisa que não é tão comum assim em outros estados. Por exemplo, em São Paulo, reinam os feijões carioquinha e mulatinho. Em Minas Gerais tem o feijão roxinho, e assim vai.

Eu demorei um pouco a acertar no cozimento do feijão. Queimava no fundo, ficava duro ou ralo de mais. Não sabia quanto tempo deixar na panela de pressão, se deixava de molho ou não...1000 dúvidas. E eu não encontrei nenhum 'tutorial', apesar de ser simples, para quem não tem prática tudo é complicado! Eu conversei com várias pessoas até chegar ao meu feijão!

O negócio é para lá de fácil, mas requer atenção principalmente na hora do cozimento do feijão. Se queimar um poquinho, vai comprometer a panela toda, pois o gosto de queimado irá se espalhar!

Eu não deixo o feijão de molho. Já deixei e não percebi tanta diferença na hora do cozimento. A quantidade de água é no olho mesmo. Eu encho a panela com a quantidade de feijão desejada, encho de água e deixo três dedinhos de água para cima do feijão. Não tem errada! Coloque o seu dedinho sobre o feijão e pode medir três dedinhos de água... dá certo.

Tape a panela de pressão e conte 30 minutos a partir do momento que ela começar a apitar. Depois desse tempo, apague o fogo e espere a panela parar de apitar. Quando todo o vapor já tiver saído, abra a tampa e veja como estão os feijõezinhos. Se eles estiverem macios, ótimo! Caso não estejam, avalie a quantidade de água restante, acrescente mais se necessário. Não precisa mais fazer a marquinha dos dedos pois agora mais 10 ou 20 minutos de cozimento serão suficientes.

O ponto do feijão, é quando ele estiver macio. Desmanchando já é preciosismo!

Eu faço meio pacote por vez. Separo em pequenas porções e congelo. Esse foi a maneira mais fácil que encontrei para ter sempre feijão frequinho em casa.

Para servir eu uso alho e em algumas vezes temperos prontos próprios para o feijão. Caldo de legumes também fica muito bom! Em uma panela eu refogo de três a quatro dentes de alho amassados com um pouquinho de azeite. Quando ele começar a soltar o seu perfume eu jogo a porção de feijão amassado. Observação: Antes de jogar o feijão na panela com alho eu o amasso com um garfo para assim ele ficar bem cremoso, mas ainda sim, com uns pedacinhos dos caroços. Por fim adiciono um pouco de água, o tempero pronto e deixo ferver por uns 10 minutos em fogo baixo.

Assim o caldo ficará encorpado e na verdade haverá um creme de feijão na sua panela, ao invés de água colorida. Ao final, acerte o sal e se desejar, adicione cheiro verde bem picadinho. Também fica muito bom!

Eu só tirei foto do feijão cru, pois nesse dia eu cozinhei apenas para congelar. Mas assim que eu fizer um feijão fresquinho eu posto a foto aqui,ok?

Qualquer dúvida ou mesmo se você não conseguir, me avisem, assim eu posso ajudar!

Brisa.

2 comentários:

  1. Brisinha! Fiz feijão preto nesse final de semana! Que concidência! :)
    Adoro um feijãozinho e não pode faltar lá em casa! Eu deixo 2 horas de molho e 30 min na pressão. Depois tempero com refogado de cebola e alho, jogo umas duas conchas do feijão (caldo mais caroço) no refogado e amasso lá mesmo com um garfo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana, é uma delícia não é mesmo? Eu adoro aquele cheirinho de feijão... hum! Eu fazia como você, mas eu sempre me queimava na borda da panela quente, então deixei para amassar o feijão fora da panela. Para mim fica mais fácil! (meio estabanada! rs) bj!

      Excluir