sábado, 3 de março de 2012

Frango com creme de cenoura

Eu adoro cenoura! Crua, cozida, em saladas, como entradinha, no suco... acho delicioso. Como praticamente todos os dias na saladinha do almoço. Acho que o seu sabor adocicado combina com alguns pratos salgados como carne e frango! Aqui em casa, eu tinha algumas cenouras e não gostaria de desperdiça-las em um bolo de cenoura. Aliás, é a receita que mais se encontra na net com cenoura. Uma injustiça! Eu pesquisei bastante para achar esta delícia de creme!

Na verdade, eu adaptei a receita só um pouquinho. Pois como eu nunca tinha comido um creme de cenouras, não sabia se ele ficava tão bom assim. Mas logo eu posto aqui a receita original! Esta receita eu achei em uma enciópédia de receitas antigas, na verdade ela dá para umas 4 pessoas aí eu adaptei aqui, ali e estou compartilhando agora este tesouro perdido... Vamos lá?


Frango com creme de cenoura (2 pessoas)
Ingredientes
- 1/2 peito de frango (se a fome for grande, utilize um inteiro, mas acho muito);
- Temperos para o frango;
- 1 cenoura ralada;
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1/2 cebola picada;
- 1 colher de sopa de farinha de trigo;
- 1 copo de leite.

Modo de preparo
 Comece com o frango. Corte-o em cubos e faça uma marinada para temperá-lo. Eu usei: curry, pimenta, tempero pronto, vinagre, shoyo e molho de alho. Coloque um pouquinho de cada em uma vasilha, mexa bem e evolva o frango nesta alquimia. Coloque-o na geladeira para tomar gosto e vamos fazer o molho.



 Coloque para dourar a cebola assim que a manteiga derreter. Quando ela estiver transparente, acrescente a cenoura ralada. Use o fogo médio para não queimar! Vá mexendo. Aos poucos a cenoura vai mudando de cor e liberando um cheiro maravilhoso. Este estágio demora de três minutos a quatro minutos!




No copo de leite, adicione a farinha de trigo e misture para que não sobre nenhuma pelota. Jogue esta mistura na panela junto com a cenoura. Acerte o sal e continue mexendo. Sempre de olho pra o creme não grudar ou queimar no fundo! Se gostar, adicione noz moscada ralada, fica divino! Deixe no fogo por mais uns 5 minutos ou até você achar que o creme está cozido. Depois é só dourar o frango em uma panela ou chapa bem quente. Como ele já está temperado, não é necessário jogar mais sal.


Depois do frango pronto é só montar o prato! Você pode utilizar arroz branco ou salada verde como acompanhamento. Bom apetite.

Brisa.

3 comentários:

  1. Brisa, esse eu fiz e ficou uma delícia! Só que dei uma adaptada, pois cozinhei o frango junto com o creme, mas ficou muito bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia! Vou tentar fazer assim...Esse creme de cenoura é uma delícia mesmo!
      bj

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir