quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Horta em casa

Minha mãe sempre teve muitas plantas. Muitas mesmo, dezenas, centenas de plantas e vasos. Eu sempre as vi com um pouco de intolerância, como um problema e trabalho na certa. Quando me mudei, estava certa que não queria NENHUMA planta em casa...

Esta decisão se manteve firme até irmos a um horto na esquina de casa, logo no primeiro mês de casamento. Minha promessa não valeu de nada, quando vi aquelas mudinhas lindas. Bem verdinhas, pequeninas. Algumas com frutos outras com flores coloridas... Compramos uma pimenteira e uma ixoria. Ficamos bem felizes. Mas como nada é perfeito e como não ficamos contentes com pouco, compramos uma jardineira! Pois é, os desejos aumentam não é mesmo? Vimos que tivemos sucesso com as duas plantinhas iniciais, então topamos um desafio maior: fazer uma horta em casa.

Então compramos uma jardineira, terra, adubo e mudas: alecrim, manjericão e hortelã. Quando chegamos em casa, parecíamos crianças: na jardineira despejamos parte da terra, plantamos as mudas e jogamos mais um pouco de terra. Simples assim:


 Na varanda lá de casa bate o sol da manhã, então não ficamos preocupados com a resistência das plantas, mas caso no seu espaço bata sol da tarde, pesquise quais os tipos de plantas são mais indicadas!
  
Com o passar do tempo, ficamos mais ousados: começamos a plantar sementes! E assim estamos até hoje. Lá em casa nós ainda temos o alecrim, hortelã e manjericão com algumas plantinhas novas como arruda, acerola e pitanga. Tudo bem que ainda são mudinhas, mas estamos curtindo cada folhinha nova. É um milagre: de uma semente, surgir uma planta!

Para começar não precisa muito, apenas um vasinho (atentem pois ele tem que ter um furo em baixo para o excesso de água escorrer), um pouquinho e terra e uma semente. Regue uma vez ao dia em dias quentes e em dias alternados em dias mais frios. Dê uma chance de ter uma plantinha perto de você. Comece com um caroço de feijão, de tomate, pimentão... para você ver o crescimento da plantinha. Depois veja quais ervas você mais gosta e vá comprando mudas e distribuindo pela sua varanda o amor!

Estou colocando aqui algumas idéias de horta para você se inspirar e pelo menos tentar!





 
Brisa.

5 comentários:

  1. Esse post veio em boa hora! Eu e o maridão resolvemos fazer uma hortinha na nossa casa tb!! E tudo começou com uma plantinha daquelas miniaturas que ganhei e começamos a cuidar e a plantinha começou a crescer! Lindo! Ainda não comprei nada, vou ver se vejo isso no fds! Depois te conto como ficou!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Brisa! Vou ter a minha com certeza e em breve! :) Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Brisa, Adorei seu post! Tbm tenho uma hortinha e comecei plantando um grão de feijão no algodão pra testar! E fiquei tão feliz quando cresceu a plantinha! Realmente, essa "programação" que existe numa sementinha pra que ela vire uma planta, só pode ser a prova que Deus existe mesmo. :D Hj já tenho mais ervas (cebolinha, salsinha, manjericão, etc.). Ah, e adorei o jeito que vc escreve, me identifiquei muito até com as experiências. Beijos, Lívia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e pela visita! As plantinhas nos cativam pela sua simplicidade e pela sua beleza... Viva la vida! bj

      Excluir