sábado, 11 de fevereiro de 2012

Quiabo com frango ou frango com quiabo


Esta última semana foi realmente muito corrida para mim. A última coisa que consegui fazer foi cozinhar, não que eu não quisesse, mas eu não tinha tempo mesmo! E sabem que eu senti falta? As demandas externas são tão intensas que muitas vezes nos tiram do nosso melhor estado e nos impregnam de uma emergência que nem mesmo sabemos se é importante para nós, mas o furacão dos problemas é tão envolvente que acabamos mergulhando de cabeça. Mas desta vez eu sai revigorada e mais forte. Pois os desafios e problemas estão aí para serem atrevessados e para nos tornar mais fortes.

Eu tinha passado no mercado no início da semana para comprar umas coisas básicas e vi o quiabo. Ele estava super fresco, verde e suculento, então compra-lo foi um impulso. Depois pensei: nunca fiz quiabo?! E a baba?! Farei da forma tradicional?! E se eu não gostar?! Enfim, topei o desafio de fazer o tradicional frango com quiabo. Pesquisei várias receitas, várias dicas, várias formas de fazer e cheguei no meu parâmetro. Parqa variar, rápido e fácil!

Para temperar o frango, usei uma especiaria nova: açafrão. Vocês conhecem, já usaram? Ele tem uma cor amarelo-ouro e também é conhecido como cúrcuma. Ele é muito usado em risotos e em arroz. O seu tom amarelo é bem intregnador. Onde você utiliza-lo o cor amarela irá sobressair. Não é tão forte quando o curry mas moderação na hora de usar.



Frango com quiabo - 2 pessoas
Ingredientes:
- 300g de quiabo;
- 1/2 peito de frango;
- Vinagre;
- temperos para o frango (molho inglês, açafrão,hortelã sal);
- Sal a gosto.


Modo de preparo:
A primeira coisa a se fazer é temperar o frango. Para isso eu usei duas colheres de sopa molho inglês, uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa (mais ou menos cheia) de açafrão, umas 5 folhas de hortelã e acertei o sal, eu botei um pouquinho mais salgado para contrastar com o quiabo que eu usei o mínimo de sal. Então, preparada a marinada, eu cortei o frango em cubos pequenos (não mínimos) e misturei. Deixei descansar por 30 min na geladeira. Quanto ao quiabo: eu o lavei bem em água corrente. Peguei um pote em que misturei água e vinagre (eu coloquei umas 3 colheres de sopa para uma vasilha de 400ml de água). Todas as receitas que vi, indicavam esses procedimento, então eu estou repassando! Corte o quiabo em fatias finas e passe-o na mistura de água e vinagre. Se 'babar' literalmente não se preocupe! Coloque a chapa ou uma frigideira antiaderente no fogo e quando ela estiver bem quente, escorra o quiabo da solução e coloque-o na chapa. Verifique se todos estão em contato com a panela. Acerto o fogo, médio. Espere por volta de 5 a 10 minutos e as rodelas de quiabo começarão a mudar de cor. Passarão de um tom verde para um amarelo caramelado. Quando isso acontecer, a 'baba' já deve ter secado, vire as fatias do quiabo para que cozinhem do outro lado. Quando você perceber que ele está dourado, desligue o fogo e salpique sal. O quiabo ficará crocante... delícia!


Marinada frango

Quiabo em rodelas na solução de água com vinagre

 
Quiabo pronto

Para o frango você faz o seguinte: coloque uma panela ou chapa para esquentar e depois adicione os pedaços de frango para dourar. Lembra do açafrão? Se você utiliza-lo, o frango ficará deliciosamente amarelo e não branquinho com tons de dourado! Vire os pedaços assim que achar que estão prontos. Quando o frango estiver pronto, adicione a marinada em que o frango estava e coloque um pouco de água para o molho encorpar.




Pronto! Agora fica a seu critério, misturar os dois ou não. Eu preferi misturar no prato! Depois me digam o que acharam, ok?

Brisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário