segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sorvete de tapioca

Para driblar o calor que está fazendo no Rio de Janeiro, procuro ter uma alimentação leve, beber muito líquido e tomar sorvete! Esta idéia de fazer sorvete em casa surgiu em um dia de extremo calor e preguiça de ir ao mercado comprar um pote de sorvete... É muito simples fazer, difícil é parar de comer!



Eu fiz da mesma maneira que o manjar de tapioca. Depois que este creme esfriar, reserve umas três colheres e bata o restante no liquidificador. Eu adicionei ameixa, mas fica a seu gosto, ok? Bata por uns 3 minutos. Misture com o creme reservado e leve para o congelador por uns 30 minutos. Após este tempo, bata esta mistura na batedeira por uns 5 minutos. Leve para o congelador novamente. Repita este processo por umas 3 vezes. Isso fará com que não se formem cristais de gelo dentro do sorvete.


Aí, é só se deliciar. Como este sorvete caseiro não possui emulsificante, é preciso que você o retire de 10 a 15 minutos antes de consumi-lo.

Depois me conta o que achou. Eu tenho que fazer mais, o lá de casa acabou rapidinho!

Brisa.

3 comentários:

  1. Adorei ver que você escolheu justamente o sabor tapioca para fazer seu sorvete. Todas as vezes em que vou a uma sorveteria, peço este sabor! As pessoas me olham com aquela cara de "huuummm, mas que sabor sem graça", sabe como? Acho uma injustiça!!!

    Agora, o sorvete de tapioca mais saboroso que eu já tive a oportunidade de provar foi feito no Pará. Não sei como fizeram, não sei se a tapioca de lá é mais gostosa, mas aquele sabor não saiu da minha memória até hoje...

    ResponderExcluir
  2. Brisa! Que nome lindo!
    Bem, eu uso muita tapioca. Faço bolo, mingau, pudim, sorvete... e o primeiro passo é colocar a tapioca com os líquidos na geladeira. Ela estará inchada em 1 ou 2 horas. Então eu uso.
    Fátima Barreto. Baiana há quase 1 século.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fátima, obrigada pelo carinho! Quer dizer que você faz mingau de tapioca? Conte-me mais baiana linda! bj

      Excluir