sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Manjar de tapioca

O que te remete quando lê a palavra manjar? Um doce, um desejo, um lugar... eu lembro da infância. Minha vó falava que manjar era o doce preferido dos deuses, de tão bom que é. Então, a cada colherada que eu dava no seu doce eu ficava imaginando como os deuses comiam esse doce de coco e leite: imagine Zeus, Atenas, Netuno tendo em uma mão as armas e na outra o manjar igual ao que a minha vó fazia!? Nada como os pensamentos infantis, tão doces e simples! Coisa de criança mesmo!

Minha mãe, adaptou esta receita e juntou tapioca. Na verdade, ela estava tentando fazer um pudim de tapioca e errou o ponto, então surgiu o manjar de tapioca. Na culinária acontece a mesma coisa que na vida da gente: seguimos uma receita, temos um plano todo traçado e um erro muda tudo. Completamente! E o mais incrível, o que você acha que ia dar errado vira uma coisa muito melhor do que inicialmente estava planejado. É uma loucura, né?

Manjar de tapioca (de 6 a 7 porções)

Ingredientes
- 1/2 xícara de tapioca;
- 1 xícara de açúcar;
- 3 xícaras de leite;
- 1 vidro de leite de coco;
- pacote pequeno de coco ralado;

Modo de preparo
Coloque em uma panela a tapioca, duas xícaras de leite e o açúcar. A quantidade da tapioca, parece pouca, mas rende muito!Coloque-a em fogo baixo, para a tapioca ir hidratando conforme o leite esquenta. Antes do leite ferver, você verá que a mistura está mais encorpada. Vá mexendo até você ver que a tapioca está macia e transparente. Junte o leite de coco. A outra xícara de leite você vai adicionar se necessário. Essa parte vai depender do gosto de cada um, se você gosta de um creme molinho ou mais consistente. Eu recomendo colocar todas as três xícaras de leite, mas fica a critério seu, ok?

Prove o açúcar, se necessário adicione mais. Continue mexendo por mais uns 10 minutos para que a tapioca cozinhe. Acrescente o coco e apague o fogo. Distribua em tacinhas.


Eu fiz uma calda com ameixa. Facinha: coloquei trê colheres de açúcar em uma panela e coloquei no fogo. Quando o açúcar começar a derreter, jogue 1/2 xícara de água. Na hora vai espirrar, fazer um barulhão e parecer que deu errado. Mas continue misturando com uma colher, até todo o açúcar desmanchar. Coloque umas ameixas e deixe fever em fogo médio por uns 5 minutos. Cubra o manjar com esta calda.



Agora eu sei porque os deuses gostavam tanto do doce da minha avó.

Brisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário