segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Almoço de verão

Verão no Rio de Janeiro pede comidas leves, sem tantos molhos, cremes e queijos. Normalmente as pessoas estão bem preocupadas com o corpo e com peso e demandam mais saladas, legumes e sucos para conseguir entrar em forma e apresentar o maior corpão nesta estação que é pura sensação!
Nas revistas não faltam fórmulas mágicas para emagrecimento, perda de peso, dietas milagrosas. Cuidado! O melhor para perder peso é balancear suas refeições e adicionar a sua rotina, os exercícios físicos. Nada de ficar sem comer! Os alimentos são o combustível do corpo. Então nada melhor que uma boa refeição combinando legumes, cereais e carne para dar a energia necessária para conseguir chegar ao peso ideal!

Vamos lá?

Almoço de verão (2 pessoas)
Ingredientes:

Salada de cenoura:
- 3 cenouras grandes,
- 2 ovos;
- 1 colher de sopa de maioneses light (opcional);
 
 
Vagem salteada no alho:
- 200g de vagem cortada em pedaços médios;
- 4 dentes de alho amassados;
- azeite;
 
 
Filé mignon magro:
- 2 a 3 bifes de file mignon;
- 3 colheres de sopa de molho inglês;
- 1 colher de sopa de shoyo;
- Sal a gosto;

Modo de preparo:
Em uma travessa, deixe marinar os bifes com o molho inglês e o shoyo. Raspe a cenoura para tirar a parte mais grossa da sua casca. Corte-as em dois ou três pedaços e coloque-as para cozinhar junto com os ovos em uma panela com água e sal. Enquanto isso, descasque as vagens, atente para o fiozinho que ela tem ao lado, e corte-as em pedaços grandes. Se você tiver aquela panelinha que cozinha ao vapor, coloque em cima da panela que está cozinhando a cenoura. Não deixe a vagem cozinhar muito, se não ela desmanchará na hora de mistura-la ao alho.

Deixe cozinhar por uns 15 minutos. 
Estando a cenoura e a vagem cozidas, faça assim: para a salada de cenoura - em uma vasilha, corte as cenouras cozidas em rodelas, pique os ovos, e junte a maionese. Misture bem para as gemas do ovo envolver toda a cenoura. Prove o sal e ao final, jogue um pouco de azeite. A maionese tem a finalidade apenas de dar mais sabor, não é essencial.


Para as vagens: em uma panela, coloque um fio de azeite e os alhos amassados. Quando o alho começar a dourar, jogue as vagens cozidas e misture. Esse processo é bem rápido, e é importante que o alho esteja amassado para que ele consiga passar o seu sabor para a vagem.


E finalmente a carne. Coloque uma chapa antiaderente em fogo médio e quando ela estiver bem quente, coloque os bifes. Vire a medida que eles ficarem dourados. Ao final, regue com o molho que eles estavam marinando. Desligue o fogo, após o molho levantar fervura.

Bem, está pronto! Não é fácil? E delicioso. Depois é só montar o prato e se deliciar!
Bom apetite.
Brisa.

2 comentários:

  1. Olha que eu nem gosto muito de vagem, mas essa está dando água na boca! Uma dúvida, essa chapa que você usou na carne, qual é? Eu tava querendo algo assim para grelhar frango, carne, peixe...bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi, vagem é uma delícia!!! Super levinha e fica bom com tudo! Quanto a chapa, na verdade, as lojas chamam de grill. É ótimo, super prático!
      Veja o link. http://www.casaevideo.com.br/Panelas/5-20-329-32900/Grill-28cm-Antiaderente-com-Espatula-Trofa-L.html

      Excluir