domingo, 22 de janeiro de 2012

Berinjela Soufflé

As berinjelas estavam lindas no mercado e não resisti ao seu brilho e a sua beleza. Como elas estavam tão lindas, pesquisei uma receita bem deliciosa para que elas fizessem parte. Então, eu achei o site o Olivier Anquier. Lá tem receitas divinas, fáceis e com combinações bem inusitadas.

Esta berinjela soufflé nada mais é do que um levíssimo soufflé de berinjelas servido na sua própria casca. Quando eu li a receita eu sonhei com o sabor, mas nada é comparável a saborear esta delícia. Fora que é super leve!!! Eu servi com arroz frenquinho e branquinho e achei uma combinação deliciosa. A receita vai demandar um pouco de atenção, mas fica a minha dica: cozinhe sempre em fogo baixo e observe!!! Sinta os cheiros e os gostos, se alguma coisa começar a dar errado, com o fogo baixo dá tempo de reverter a situação.

Berinjela soufflé (2 pessoas)
levemente adaptado daqui:

Ingredientes:
- 2 berinjelas cortadas no sentido do comprimento;
- 1/2 cebola picada em pequenos cubos;
- 2 ovos (clara e gema separados);
- 1 colher e 1/2 das de sopa de farinha de trigo;
- 1 copo de leite (250 ml);
- 1 colher de manteiga com sal;
- noz moscada, queijo parmesão e sal a gosto.

Modo de preparo:
Comece acendendo o forno e  cortando as berinjelas no sentido do comprimento, colocando-as para cozinhar. Eu utilizei o microondas. Coloquei as metades em um recipiente com tampa e coloquei no forno por 4 minutos. Se ela ainda não estiver com o miolo molinho coloque mais 1 minutos até conseguir que a cerne da berinjela fique em macia. Com uma colher, retire e reserve a carne da berinjela deixando dentro da casca uma camada fininha. Coloque a casca em uma assadeira.

Em uma panela, leve ao fogo médio as cebolas e a manteiga. Quando a cebolar dourar, abaixe o fogo, peneire a farinha de trigo e sem parar de mexer para mistura-la a manteiga e a cebola. Depois de 2 minutos, vá acrescentando o leite e deixe cozinhar por uns 10 minutos. Coloque o sal e a noz moscada. Não pare de mexer.

Assim que o creme estiver homogênio, retire do fogo e acrescente as gemas e a carne da berinjela amassada. Misture muito bem até que vire um creme. Bater as claras em neve bem firmes e misture delicadamente com o conteúdo que está na panela. Recheie com essa mistura as casas reservadas na assadeira, salpique queijo parmesão ralado e um pouco de azeite, para que as cascas não grudem no fundo.  Gratine por 20 minutos em forno a 180º e bom apetite!

Saindo do forno



Fica delicioso. Depois vocês me contam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário