quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Como fazer pipoca doce no microondas


                                   


Tenho uma parceira de trabalho muito querida, a Érika, com quem vivo conversando sobre dicas de cozinha, receitas, etc. E ontem, ela me falou sobre este vídeo da Ana Maria Braga ensinando a fazer pipoca doce no microondas, sem óleo. A princípio não acreditei! Cheguei a dar uma pesquisada na net, mas não estava botando fé nesta ideia. 

Mal cheguei em casa, abri o computador e procurei o vídeo... E venho compartilhar com vocês essa ideia deliciosa que experimentei ontem mesmo! Anota aí!

Pipoca doce de microondas - sem óleo
-1/2 xícara de milho de pipoca;
- 1/4 xícara de água;
- 1 colher cheia de achocolatado;
- 5 colheres rasas de açúcar.

Misture tudo em um refratário fundo que possa ir ao microondas. Tape com papel filme (fiquei com medo de haver algum acidente, mas dá certo, pode confiar!) e coloque no microondas. A receita sugere 11 minutos na potência alta, mas isso irá depender da potência do seu aparelho, né? Eu coloquei 10 minutos e achei algumas pipoquinhas queimadas no meio. Da próxima vez, diminuirei um pouco a potência, mas manterei o tempo de cozimento. Mas sugiro que você faça como a receita original e vá adaptando conforme a sua necessidade.

Fiz a pipoca doce e é mesmo deliciosa! Eu e o maridão comemos rapidinho assistindo à Avenida Brasil!!!

Para fazer a pipoca salgada você pode seguir as mesmas medidas, mas ao invés do achocolatado e do açúcar, coloque uma colher de sobremesa de sal.

Ah, outra coisa interessante, quando você tirar a pipoca doce do microondas, o recipiente terá uma calda de chocolate dura e grudada na parte de baixo, mas não se preocupe. Cubra-o com água e no outro dia, será muito fácil limpar!

Mais tarde eu posto a foto aqui, ok? 

Como promessa é dívida, mostro para vocês a pipoca que eu fiz no microondas:

Realmente dá certo!


Brisa.

11 comentários:

  1. Eu e mamãe testamos!!! Sensacional!!! Agora, se o seu papel filme não for forte o suficiente, melhor colocar duas camadinhas dele. Ou, então, prepare-se para limpar o microondas todinho por dentro antes (ou depois) de se deliciar com a pipoquinha...

    Bjo, Brisa!

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer hoje, de novo!!!

    Adorei as fotos! Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, já testei várias vezes essa receita. O tempo pra estourar no meu micro-ondas foi de 6 minutos e meio, mas o papel filme (PVC) sempre rasga/derrete, mesmo colocando duas camadas... =/

    ResponderExcluir
  4. aqui o resultado foi um micro-ondas queimado e dois potes derretidos, pipoca queimada e casa fedida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito pelo ocorrido. A potência do microondas é a grande questão a ser monitorada. Infelizmente, cada aparelho posusi uma potência diferente, então temos que ficar monitorando toda receita que fazemos no forno microondas.

      Você acredita que eu já consegui queimar chocolate? Pois é, estava com o intuito de derreter e ele simplesmente queimou! Dá uma raiva, né?

      Excluir
  5. Amo seu blog ... E vim aqui para dizer que essa receita ê mais que perfeita. Por aqui também diminui a potência pois da primeira vez queimaram muitas pipoquinhas... Uso 60%de potência e 10 minutos. Maravilhosa!! Não enjôo nunca!!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, obrigada pelo carinho. Você não sabe como essas palavras representam para mim. Passei por momentos muito difíceis nesses últimos anos e receber todo esse carinho é muito bom! Muito mesmo. Sinto-me abraçada! bjs

      Excluir
  6. Pode cobrir com um prato refratário, dá certo também!

    ResponderExcluir
  7. Pois é, cheguei em casa hoje à tarde e estava um fumacê daqueles!!! Meu marido no meio daquele cheiro de queimado e a travessa com essa receita exata, com a pipoca torraddérrima!
    Resultado: quase que ele destrói meu micro-ondas e... levou "aquela" bronca!!!!! O micro ficou todo amarelo por dentro e levei horas tentando limpá-lo com água e sumo de limão!!!
    Ele garante que fez tudo certo...mas, não fez furinhos no plástico filme.... Precisava?
    O que será que deu errado!!! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana, sinto muito pelo ocorrido. Acredito que a potência do microondas seja a grande questão. Cada aparelho possui uma potência diferente, por isso é tão importante em receitas que vão ao forno microondas serem monitoradas de perto.

      Em relação aos furinhos no plástico filme, eu não acredito que seja necessário. Pois é importante que se forme uma estufa e com os furos, o vapor vai embora e a temperatura deve baixar um pouco.

      Da próxima vez, farei furos para ver o que irá acontecer.

      bjs

      Excluir