quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Parmentier de espinafre


Parmentier, nada mais é do que uma torta. No Brasil, nós chamamos de escondidinho. Nos EUA é conhecido como torta e na França Parmentier.

Como a internet é fabulosa, busquei o conceito desta receita e achei: servi avec des pommes de terre, préparé avec des pommes de terre (culinaire: hachis parmentier), ou seja, servido com batatas cozidas, preparado com batatas cozidas (torta do pastor).

Se você tiver curiosidade, é possível achar na internet centenas de variações de parmentier: de bacalhau, carne,camarão... Eu vos apresento o de espinafre.

Esta receita eu tirei de um livro fabuloso que comprei da Larousse. Eu tinha acabado de comprar espinafres e eu estava procurando uma receita que fosse a minha cara. E achei! Eu servi como prato principal junto com uma salada verde, mas pode ser servido como acompanhamento, ok?

Parmentier de espinafre (2 pessoas)
Ingredientes:
- 1 maço de espinafre;
- 3 batatas grandes ou 5 a 6 médias/ pequenas;
- creme de ricota (requeijão);
- Leite,
- Manteiga;
- Noz Moscada.

Modo de preparo:
Comece com as batatas. Coloque-as para cozinhar em água e sal. Enquanto isso, faça o espinafre. Destaque as folhas do caule. Lave-as e coloque-as em uma panela. Não precisa adicionar água, óleo, azeite... só as folhas do espinafre na panela. O espinafre vai murchando aos poucos e soltando um líquido riquíssimo em nutrientes que não iremos utilizar desta vez! Quando as suas folhas já estiverem murchas, tempere com sal e apague o fogo. Com um cortador de pizza, na própria panela (a menos que ela seja de teflon) corte as folhas. Quanto mais cortada melhor.

Volte para as batatas. Quando elas estiverem cozidas e bem molinhas, escorra a água e amasse-as. Adicione leite e manteiga até obter um purê bem molinho. Prove o sal. Caso goste, adicione noz moscada ralada. Fica bem gostoso.

Agora é só montar: Em um refratário, coloque metade do purê e o espinafre. Pegue uma colher de café e distribua o creme de ricota, às colheradas. Cubra com a outra metade das batatas. Regue azeite e salpique queijo ralado.




Doure em forno por uns 30 minutos.


Fica delicioso. O contraste da maciez do purê com a textura do espinafre é divino.

Brisa.

4 comentários:

  1. Nossa que delícia !!Costumo fazer sem batatas , mas na próxima vez vou fazer assim !!
    Adorei , Beijos.
    http://yumicocooking.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ótima ideia! Adorei!
    Abraço, Mirna
    Coisasdoreiarthur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma história ótima que ronda essa receita, veja em http://www.platdujour.com.br/hachis-parmentier/

      Excluir