segunda-feira, 5 de março de 2012

Caipirinha - Biscoito

Não se enganem pelo título! Esta receita é de um biscoito delicioso e não de uma bebida viciante (rs)!

A minha ceia diariamente é composta ou por um iogurte ou por um copo de leite gelado. E sempre que eu tomava o leite eu pensava: está faltando alguma coisa. Demorei a descobri que era um biscoitinho docinho e bem crocante, aquele que derrete na boca e quando acaba fica um gostinho de quero mais. Bem, eu não encontro no mercado esse biscoito: ou a gente acha uns cookies enormes cheios de açúcar ou as versões salgadas com muito gergelim ou água e sal.

Então resolvi procurar o 'meu' biscoitinho, e achei! Nem pense que dá trabalho e é melhor comprar pronto... será um erro cair neste modelo mental. Pergunte-se: por que não fazer? Você vai adorar!


Biscoito Caipirinha (rendeu um vidrinho médio de biscoitos)
Ingredientes:
- 200g de farinha de trigo;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- 70g de manteiga (1/2 tablete de margarina culinária);
- 1 ovo;
- 1 pitada de sal;
- 1 colher de sopa de fermento.

Modo de preparo:
Em uma tigela, misture todos os ingredientes. De início você vai achar que não vai dar certo, pois parecerá que é muita farinha, mas persistência! Comece usando uma colher e depois amasse com a mão mesmo. Esta massa não desmancha no forno, então você pode fazer o formato que quiser sem se preocupar com o espaço na forma. Para preparar os biscoitos eu fiz assim: depois da massa pronta, eu peguei um pedaço e fiz uma 'cobrinha' com a ajuda da própria bancada. Depois cortei os pedacinhos e passei em uma mistura de açúcar e canela. Se você gostar, coloque um pedacinho de goiabada dentro do biscoito. Eu prefiro sem. Coloque os biscoitos para assar em forno médio (180ºC) por uns 20 minutos ou até que fiquem dourados. Uma dica: não faça biscoistos grandes, pois eles são crocantes, e o gostoso é comer um biscoito de vez, sem precisar parti-lo!


Bom apetite! Os biscoitos ficam crocantes e doces na medida certa! Ah, prove o açúcar, eu não gosto de massa muito doce, então, veja se a quantidade que passei está de acordo com o seu paladar.

Brisa.

2 comentários: