quinta-feira, 8 de março de 2012

Frango desfiado


Eu aprendi tarde a fazer frango desfiado. Não sabia quais partes utilizar, se temperava antes de cozinhar ou depois, como cozinhava, ou mesmo se cozinhava ou assava... Uma dúvida sem fim! Minha mãe temperava o frango ainda cru, e assava na panela. Era um trabalho super demorado, fora que a casa inteira ficava com cheiro de frango!

Quando me casei eu queria fazer receitas com frango desfiado, mas afinal como faze-lo? Aprendi na marra e então eu passo para vocês como é simples ter um franguinho desfiado para fazer saladas, tortas salgadas, pizzas, ou mesmo em um sanduiche. Vamos lá!?

1 º Qual parte utilizar? A parte mais indicada para se utilizar do frango é o peito do frango. Não que as outras não sejam boas, mas o peito possui mais carne e menos gordura! Imagina fazer frango desfiado a partir das asinhas... cruel né? Então, escolha um peito e limpe-o de toda a pele e gordurinhas. Hoje em dia nos mercados já vendem peitos de frango limpos, então é só tirar o excesso de gordurinha! Não retire os ossos, eles são importantes para o sabor! Avalie o tamanho do peito: se for para uma receita grande para umas 4 a 6 pessoas, utilize um peito grande. Mas se for só para 2 pessoas, meio peito é o suficiente (na maior parte das vezes).

2º Tempero antes ou depois? Eu não tempero o frango antes de cozinha-lo. Deixo para temperá-lo junto com a receita que farei. Acho que perde-se muito tempo com a marinada e o resulto é: pouco sabor após o cozimento. Mas recomendo que você faça o teste e tire as suas conclusões.

3º Como cozinhar? Colocando-o em uma panela com água, sal e um bouquet garni. Vou lhes sugerir um bouquet garni: Duas folhas de louro, ramos de salsa, alecrim e manjericão. Amarre-o com linha ou barbante. Perceba que nada é regra, você pode mudar os temperos conforme o que você tem em casa ou com o seu gosto: adicionar aipo, alho, folhas de alho poró, etc. Veja algumas sugestões que tirei da internet.


Uma observação importante: não precisa cortar o frango em pedacinhos para cozinha-lo, ok? 

4º Quando sei que o frango está cozido? Depois de uns 10 minutos de cozimento, provavelmente ele estará inteiramente branquinho, então, com uma faquinha, faça um corte e veja se por dentro ele está cozido.

5º Como desfiar? Muit fácil: Coloque o frango cozido sobre uma tábua ou prato. Pegue dois garfos, um para segurar o frango e o outro para raspar a superfície da carne. Sim, com um simples movimento de cima para baixo com um garfo você consegue desfia-lo. O tamanho de cada fatia será de acordo com a receita que você utilizará e com o seu gosto.

6º Dá para congelar? Sim, dá. Se não quiser congelar, pode guardar em um potinho com tampa na geladeira.

E aí, moleza? Dei o passo a passo bem detalhado hein?! Agora não tem mais desculpas de não fazer um sandubão de frango ou empadinhas ou mesmo um bolo de batata!!!

Vamos fazer um resumão:
- Escolher o peito de frango conforme a necessidade da receita e da quantidade de pessoas que irão comer;
- Limpar as gordurinhas;
- Colocar para cozinhar com água, sal e bouquet garni;
- Desfiar;
- Correr para o abraço!

Bom apetite.

Brisa.

11 comentários:

  1. Oi Brisa,

    Sou recém-casada e estava procurando como fazer o frango desfiado. Acabei de fazer o frango desfiado do jeito que vc ensinou e funcionou perfeitamente! É bem simples e rápido! E a técnica dos garfos tbm, excelente!!! Ficou ótimo! Adorei! Muito obrigada por compartilhar com outras pessoas!

    ResponderExcluir
  2. técnica de garfo já era, coloque pedaços de frango na batedeira, e em poucos minutos terá um frango bem desfiadinho.

    ResponderExcluir
  3. técnica de garfo já era, coloque pedaços de frango na batedeira, e em poucos minutos terá um frango bem desfiadinho.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas dicas, vou tentar fazer hoje =)
    Bjinhus,
    Marília

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela dica ! Tô fazendo agora hehehe :)

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelas dicas!!
    Vou fazer agora...

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Brisa!
    Muito obrigada pelo passo a passo!
    Já sou casada há 7 anos e ainda não sabia fazer frango desfiado!...rsrs
    Às vezes, é algo tão simples que muita gente toma como óbvio, mas para quem não tem muita prática, não é óbvio não...
    Obrigada de novo!
    Bjs,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  8. Adorei, vou fazer agr 0/

    ResponderExcluir
  9. A melhor maneira de desfiar o frango é na panela de pressão acreditem.
    Cozinhem o frango na pressão, por poucos minutos depois deixe esfriar um pouco e sacuda a panela(tampada) você terá um frango desfiado maravilhoso. Sem sujeira e de maneira rãpida.Depois que aprendi nunca mais fiz de outro jeito.Testem tenho certeza que vocês irão adorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar a sua experiência conosco Simone! bjs

      Excluir
  10. Para desfiar o frango coloque os pedaços na batedeira e bate um pouco. Quanto mais bater mais desfiado fica.

    ResponderExcluir