domingo, 8 de janeiro de 2012

Arroz fresquinho

Cozinhar para mim foi um grande desafio! Quando me casei, há pouco mais de um ano, sabia cozinhar apenas na teoria... Lia livros, via receitas, via minha mãe cozinhar... pensava mesmo que eu entendia do negócio! Até eu botar a mão na massa e queimar tudo! Além de salgar ou passar do ponto... o que era para ficar consistente, ficava mole. O que era para ficar macio, ficava duro... então percebi que no livro, tudo dá certo. E na vida real? Como seria?

Ao invés de desistir, ou mesmo achar que cozinhar não era para mim, aceitei o desafio e mergulhei neste mundo fascinante... Bolei uma estratégia: começar pelos pratos mais simples. Não queria me auto sabotar escolhendo um prato elaborado que com certeza me traria mais frustrações do que alegrias. Então, comecei com o arroz. Parece fácil né? Eu tive muita dificuldade em acertar o ponto... vezes eu salgava de mais, vezes ficava papado, vezes ficava duro. Então, recorri a praticidade: arroz em saquinho. Por que não?

Li as instruções mágicas da embalagem que dizia: Coloque o saquinho em água fervente e salgada e após 20 minutos você terá um arroz soltinho e delicioso. E meninas, não é que é verdade!? Virei fã do arroz em saquinho e gostaria de dividir com vocês a praticidade de fazer um arroz sem se preocupar com tempero, o sal e o tempo de cozimento.
 
Eu utilizo a marca Uncle Ben's que possui duas versões: arroz integral ou o original. Ao todo, são 8 saquinhos que servem duas pessoas. Aqui em casa nós conseguimos utilizar em duas refeições! Rende muito!!  


O primeiro passo é colocar uma panela média com água salgada para ferver. Quando a água estiver formando as borbulhas, você coloca o arroz e vai afundando o saquinho para que a água entre em contato com o arroz. E deixe lá por uns 20 minutos após começar a ferver. Atente para o tamanho da panela que você irá utilizar, pois em uma panela pequena a aguá transbordará e sujará o seu fogão. E ninguém merece limpar fogão!! Uma coisa importante: use a panela sem tampa! Se não, a aguá irá transbordar..

Passados 20 minutos, o arroz está pronto; pode desligar o fogo. Se você quiser deixar por mais 5 minutos (por via das dúvidas) não há problemas. Não tem risco do arroz empapar ou mesmo ficar ruim. A versão do arroz integral é feita da mesma forma.


Estando pronto, eu escorro a água na pia e deixo o saquinho esfriar um pouco na própria panela ou em um prato. Depois abro, cortando com uma tesoura a parte de cima, e coloco na travessa para servir!!! Cuidado com o vapor para não se queimar...
 
Que tal? E vocês, como foi a experiência de fazer arroz pela primeira vez? Deu certo? 

Qualquer dúvida, é só postar nos comentários que eu respondo, ok?

Brisa.


12 comentários:

  1. Sou uma amante inveterada de arroz e amo cozinhar!! Particularmente, adoro aquele cheirinho da cebola e do alho fritando. Então, nunca usei o de saquinho... Mas, tenho que reconhecer que a praticidade deste recurso é tuuudo de bom, né?!

    Boa escolha pra começar, Brisa! Ficarei aguardando todas as suas histórias...

    ResponderExcluir
  2. Olá Brisa!!!
    Gostei do Blog! Tenho mais ou menos o mesmo tempo de casada que você e sei muito bem como são os primeiros passos na cozinha. rsrsrs
    Mas devagarinho vamos aperfeiçoando!
    Bacana! Um abraço!
    Renata Teixeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, obrigada pelo carinho. Sair de casa não é fácil né? Haja força para atravessarmos todos os desafios, ainda mais na cozinha! Obrigada pela visita e conto com a sua presença sempre por aqui, ok? bj e ótimo 2012!

      Excluir
  3. Eu adoro arroz! Segue minha dica para um arroz soltinho: 1 xícara e 1/2 de água para cada xícara de arroz!! Sempre dá certo! Refogo cebola e alho com um pouquinho de azeite, coloco água e quando ferver coloco o arroz. Fico mexendo de vez em quando e desligo um pouco antes da água acabar totalmente (outra dica importante!), deixo abafado com a tampa fechada por uns minutinhos para acabar de cozinhar, solto com um garfo e está pronto para servir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi, adorei a dica, e já anotei! Assim que os saquinhos de arroz acabarem lá em casa eu tentarei fazer assim!!! Depois te conto se deu certo!
      bj e obrigada pela visita.

      Excluir
  4. ganhei três saquinhos de minha filha. Mas como não estava no saco maior, só nos saquinhos, não sabia como fazer. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter ajudado...! Sempre que quiser, passe por aqui para me fazer uma visita!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Estou começando agora aprender a cozinhar, como temperar o arroz em saquinho.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Meu arroz integral ficou sensacionalllll obrigada

    ResponderExcluir
  8. Olá, muito útil suas dicas! Principalmente pra mim que estou a apenas uma semana nesta nova vida!!

    Já havia feito o arroz de saquinho quando li seu blog. No meu caso deu tudo certo também.

    Mas fiquei com uma dúvida pois no pacote do uncle ben's diz que podemos temperar a gosto.

    Neste caso, colocamos alho, cebola, etc direto na água já fervida? Outra dúvida, que tive foi em relação a quantidade de sal. No meu caso ficou um pouco sem sal. O quanto de sal seria razoável para o arroz ficar legal.

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir