segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Purê de batata e Carne moída

Uma das primeiras coisas que fiz, assim que cheguei da lua de mel, foi: carne moída! Com a receita de carne moída fui muito segura para o fogão. Fiz tudo certinho exceto a parte do: 'sal a gosto'. Eu não tinha ideia do que queria dizer sal a gosto: 1 colher de chá, 1 colher de sopa, 1 pitada... Enfim, aprendi na marra que quando alguém fala 'sal a gosto' normalmente deixa ao paladar do cozinheiro esta responsabilidade tão particular... Uma dica: deixem o sal sempre por último! Se a comida, depois de pronta, ficar sem sal - é fácil resolver, mas o contrário é bem constrangedor! Cuidado, ok?

Postarei hoje purê de batatas com carne moída, que tal?

Purê de Batata (2 pessoas)
Ingredientes:
- 8 batatas pequenas ou 4 grandes (coloco sempre uma média de 4 batatas pequenas ou 2 grandes por pessoa);
- 100 ml de leite morno (metade do copo normal);
- 2 colheres de manteiga;
- Sal a gosto.

Agora é moleza! Eu cozinho as batata no microondas. Em 8 minutos normalmente estão prontas. Tire a casca da batata e as corte em pedaços. Coloque os pedaços e um pouquinho de água em uma vasilha  com tampa e coloque no microondas por 8 minutos.


Cuidado para não se queimar com o vapor que sairá assim que você tirar a tampa. Veja se a batata está bem macia, apertando as costas do garfo em um dos pedacinho... se ele amassar facilmente está no ponto. Caso contrário, coloque no forno por mais 1 minuto e vai repetindo o teste até a batata estiver cozida.

Agora vamos preparar o purê: pegue as batatas cozidas, uma pitada de sal, a manteiga e parte do leite e amasse tudo junto: Pode usar espremedor de batatas, garfo, amassador... o que quiser. Perceba a consistência do purê... se for o caso, vai colocando mais leite aos poucos... Acerte o sal e está pronto! Uma variação que faço: ao invés da manteiga eu coloco a mesma medida de creme de ricota. Usar queijo ralado também é uma opção. Fica divino!!!



Carne Moída (2 pessoas):
Ingredientes:
- 200g a 300g de carne moída;
- 1/2 cebola;
- 5 tomates cerejas cortados ao meio;
- 2 dentes de alho (amassados ou fatiados);
- manjericão fresco ou seco;
- 1 colher de molho inglês 
- Sal a gosto.

Aqui em casa, eu congelo a carne. Compro mais ou menos 1 kg no mercado e separo em 4 ou 5 porções. Então, eu botei uma porção de carne congelada na panela bem quente com 1/2 copo de água. Ela irá descongelar, cozinhar e dourar. É importante ficar de olho no fogo para que a carne não pule esses estágios e queime! Então corte os temperos... coloque todos juntos da carne já dourada. Jogue o molho inglês e acerte o sal. Lembrem-se: coloque o sal apenas no final. Daí, é só ir mexendo até o tomate cozinhar... 

Doure a carne
Junte os temperos



Prove o sal e sirva! Bom apetite! Depois me contem se tudo deu certo!



Brisa.

4 comentários:

  1. Noooosssaaaa!!!! Deu muuuuita água na boca essa última foto, Brisa!!!! Muuuuiiittaaaa...

    Agora, vou ter que ficar aqui entoando o mantra "dieeeta, dieeeta..." para me controlar...

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa variação de receita da carne moída! Nunca fiz assim! Vou tentar depois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda, experimente também colocar salsinha ou manjericão frescos. Fica uma delícia!!! bj

      Excluir