quarta-feira, 25 de julho de 2012

Fraldinha suína assada com legume


Este prato é aquele que dá a impressão que passamos horas na beira do fogão cozinhando, nos descabelando, com várias etapas a serem cumpridas... não é? Então, vamos reverter o quadro, ok? Este prato é super fácil, ótimo para agradarmos as pessoas que amamos e super combina com pouco trabalho!

Eu escolhi esta carne de porco, pois ela já vem temperada e tem um gosto levemente defumada. Dá uma olhada no link para ver do que eu estou falando. Então, resolvi faze-la no forno. Você só precisará reservar um tempinho para o cozimento, pois demora por volta de 2 horas ou um pouco mais, dependendo do seu forno, ok?



Faça assim: pré aqueça o forno. Escolha um refratário que dará a peça de carne mais os legumes. Tire a carne da embalagem e a disponha no tabuleiro. Corte em pedaços grandes os tipos e a quantidade de legumes que desejar. Eu usei 3 cenouras, 2 batatas doces, 4 mini cebolas cortadas ao meio e alguns ramos de couve-flor. Coloque-os ao redor da carne. Por cima, eu joguei um pouco de shoyo e alecrim. Fechei com papel alumínio o tabuleiro e coloquei no forno médio/baixo por uma hora.

Passado esse tempo, retirei o papel alumínio e os legumes, que já estavam cozidos. Aumentei um pouco a temperatura do forno e coloquei novamente a carne para assar. Agora, é importante você monitorar. Pois, sem o papel alumínio, o caldo que soltou da carne e dos legumes tende a secar e queimar consequentemente. Então, de tempo em tempo (a cada 20 minutos) dê uma olhada. Se o caldo tiver seco, faça o seguinte: retire o tabuleiro do forno, adicione 1/2 copo de água e misture com o caldo que secou. Formará um novo molho... e coloque no forno novamente. Depois de uma hora, veja como está a carne. Ela estará com uma cor levemente dourada por fora e bem suculenta por dentro.


Neste momento, tirei-a do forno. Eu fiz alguns cortes profundos na peça, aumentei a temperatura e coloquei-a novamente no forno por mais uns 20 minutos. Ela ficou bem dourada.

Ao final, arrumei a peça em uma travessa. O tabuleiro, eu coloquei sobre uma boca do fogão e fiz o molho ali mesmo. Adicionei água, como anteriormente e quando ferveu, eu adicionei os legumes e passei naquele sabor. Ao final, os arrumei ao lado da carne.

Ficou delicioso! A gordura da fraldinha, derreteu e foi fundamental para manter a carne muito macia... Muito bom!

Recomendo! Só uma coisa: é fácil ou difícil? (rs)

Brisa.

11 comentários: