terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Cappelletti ao molho de tomates e manjericão

Normalmente nas compras que faço, há espaço reservado para as massas. Secas ou frescas, recheadas ou não. Acho o macarrão um prato fácil e muito versátil. Combina com carnes, ervas e legumes. Fica ótimo no forno ou mesmo quando misturamos um molho e servimos.

Hoje em dia há várias formas de cozinha-lo: a tradicional, na panela de pressão e no próprio molho no forno. Todas as versões ficam deliciosas... o que faz o macarrão, na minha opinião, é o molho.

Hoje vou mostrar um cappelletti que fiz ao molho de tomate e manjericão. Lá em casa eu fiz uma hortinha e tenho manjericão, hortelã, alecrim e pimenta. Então, eu sempre uso as ervas fresquinhas... Qualquer dia desses eu posto as fotos das plantinhas e conto como tudo começou. Pois tudo tem um começo, até a nossa vontade de cultivar plantas.

Vamos botar a mão na massa, literalmente?


Cappelletti ao molho de tomates e manjericão (2 pessoas)
Ingredientes:
- 1 embalagem de cappelletti seco (eu usei da marca Renata e vem aproximadamente 250g);
- 1/2 pacote de molho de tomate (uso o Pomarola);
- 1/2 copo de água;
- 1/2 cebola;
- Folhas de manjericão;
- Sal a gosto

Modo de preparo
Como é um prato super fácil e rápido, eu fiz o macarrão e o molho ao mesmo tempo. Para o macarrão, não há segredos: coloque para ferver a água com sal, quando levantar fervura, coloque o macarrão e siga o tempo previsto na embalagem. Há um tempinho que eu não uso óleo na hora do cozimento da massa, acho que a gordura gruda no macarrão e altera o seu sabor. Pode ficar tranquilo que a massa não irá ficar ttooodddaaa grudada, o truque é mexe-la durante o cozimento com um garfo ou outro utensílio. Dá certo, pode confiar, mas tem que mexer!

Olha que beleza de massa: Cappelletti de carne
Para o molho: em uma panela coloque a cebola cortada em pequenos pedaços com 1 colher de sopa de azeite. Quando a cebola começar a ficar transparente e subir aquele cheiro gostoso, jogue o molho de tomate, a água e o manjericão. Deixe ferver até o macarrão ficar pronto (uns 8 minutos em fogo médio) e só no final, acerte o sal. É opcional: no dia eu tinha 1/2 caixa de creme de leite, e ao final da fervura do molho, eu joguei o creme de leite, incorporei no molho e logo depois o macarrão já cozido.

Deixe o molho no fogo para ele apurar o sabor. Olha como ele reduziu!

Não disse que é fácil? Bom apetite!


Brisa.

4 comentários:

  1. Briisaaaa, esse blog é um perigo pra minha dieta!!!! Ô, menina, que pratos deliciosos e fáceis (refiro-me ao capelletti e ao galeto)!!! Estou com muita água na boca!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom saber que você está gostando. Estou tendo o cuidado de publicar receitas que sigam o meu propósito inicial: receitas para duas pessoas que fossem práticas e nutritivas. Talvez uma ou outra venha a ficar fora desta padrão, mas também não somos de ferro e merecemos uma comidinha mais elaborada de vez em quando! Obrigada pela visita! Estou amando isso aqui!

    ResponderExcluir
  3. Oi Brisa! Então, esse aí eu testei e aprovei! rs Ah, e ainda tomei a liberdade para adaptar um item da receita, fazendo um molho com os próprios tomates. Demorou, acho que ficou um pouco ralo, mas no sabor final deu tudo certo! rs E da próxima vez vamos aprimorando, né? :) Uma dica que eu quero sua é aprender a fazer a hortinha de temperos. Gostaria de ter na minha casa manjericão, alecrim, hortelã e salsinha. Como faço? Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Hummm, Brisa vc já pode casar com um cara do signo de escorpião, no caso "eu" kkkk, vc cozinha, eu como... Casal perfeito 😁

    ResponderExcluir